Amazonenses comemoram 88 anos do PCdoB em grande solenidade

A série de atos políticos realizados pela militância do PCdoB no Amazonas, desde o último sábado (20), para comemorar os 88 anos do partido culminou na sessão solene mais prestigiada nos últimos anos da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Mais de 200 militantes do partido compareceram no plenário do parlamento estadual para celebrar o aniversário do partido.

88 anos do PCdoB celebrado no Amazonas
Além de dezenas de dirigentes do PCdoB e de diversos líderes dos movimentos sociais, estiveram presentes na atividade a deputada federal e pré-candidata ao senado Vanessa Grazziotin e o secretário de estado da produção rural e pré-candidato a deputado federal Eron Bezerra.

Vanessa e Eron compuseram a mesa da atividade que também contou com a participação do autor do requerimento que solicitou a sessão, deputado estadual José Lobo (PCdoB), do presidente do Comitê Municipal do partido em Manaus, Antonio Carlos Marques, do presidente da UBES, Yann Evanovick, da representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), Vanessa Antunes, da diretora-presidente do Detran-AM, Monica Melo, do Pró-reitor de Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) João Beckman, que representou a reitora Márcia Perales, e do diretor-geral do hospital estadual João Lúcio, Joaquim Cruz..

Recepcionada com muitos aplausos e aos gritos de “mulher trabalhadora, Vanessa Senadora”, a presidente do Comitê Estadual do PCdoB no Amazonas ressaltou o momento conjuntural em que o partido celebra mais um aniversário. “Estamos numa encruzilhada histórica cuja saída será apontada pela população nas eleições de outubro. Se vamos continuar os avanços iniciados pelas gestões de Lula ou se vamos voltar a falar de ALCA, de privatizações, de FMI e todas as coisas que tanto prejudicaram o Brasil”, ponderou Grazziotin.

Em seguida disse de que lado o PCdoB irá caminhar. “O PCdoB, que vem contribuindo com as mudanças em andamento, marchará ao lado da candidatura defendida pelo presidente Lula, pois entendemos que todas essas conquistas precisam ser aprofundadas nos próximos anos”, afirmou.

Eron resgata momentos caros ao partido

Presidente fundador do PCdoB no estado, Eron Bezerra entusiasmou-se com o tamanho do público de militantes presentes na sessão solene e comemorou a maneira como partido comera seus 88 anos.

“Durante muito tempo nos colocaram na clandestinidade para que não pudéssemos dizer que lutamos por emprego, escolas, universidades e comida para todos. Por isso em muitos lugares éramos apenas 5 ou 10 militantes do partido. Quando conquistamos o direito de falar abertamente chegamos ao que somos hoje. Quase 20 mil comunistas só no Amazonas”, destacou.

Recebido pelos militantes com a palavra de ordem “trabalhador urbano, trabalhador rural, queremos o Eron deputado federal”, o secretário que vem intensificando o setor primário amazonense também foi citado em várias falas do que usaram a tribuna da ALE-AM. Sempre citado como o exemplo de que o PCdoB, que construiu e mantém sua história nos movimentos e no parlamento, também sabe governar.

Comemorações continuam sábado

O ritmo dado nas comemorações dos 88 anos do partido da foice e do martelo ainda não acabou. No sábado (27), os comunistas preparam outras grandes atividades.
Pela manhã, será realizada uma grande plenária de militantes, durante a qual se ressaltará o projeto político do partido para os próximos embates.

Em seguida, o presidente nacional do PCdoB Renato Rabelo lançará seu livro “Idéias & Rumos”, que fundamenta teoricamente os passos levados para a construção do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento defendido pelos comunistas e, ainda, aponta os caminhos que serão buscados para a sua viabilização. O livro já foi lançado em vários estados e agora chega a vez do Amazonas.

Pela parte da tarde, o auditório da ALE-AM, que também servirá de palco para as atividades já citadas, receberá a mesa-redonda “A urgência da integração latino-americana”. Na ocasião, representantes dos consulados da Venezuela, Equador, Chile e Peru serão os expositores do tema.

E, pela parte da noite, ocorrerá em local a ser definido a degustação de pratos típicos dos países representados na mesa-redonda.

De Manaus,
Anderson Bahia