Braga anuncia apoio a Vanessa em chapa para o Senado
Em entrevista publicada nesta sexta (26) ao jornal A CRÍTICA, o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), disse que a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB) será sua companheira de chapa na corrida às duas vagas ao Senado. “Ela (Vanessa) só não será candidata se não puder ou não quiser”, disse Braga que se afasta do cargo na próxima semana.
Publicado 26/03/2010 11:13
O governador amazonense é líder absoluto nas pesquisas eleitorais para um das vagas ao Senado. A deputada Vanessa e o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB) aparecem em empate técnico pela disputa da segunda vaga.
Segundo analistas locais, o apoio de Braga a Vanessa pode ser determinante na disputa, uma vez que o governador possui no Amazonas índice de aceitação popular superior ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O quadro da disputa eleitoral no Amazonas vem se afunilando nas últimas semanas. O presidente Lula trabalha para formar um palanque único da base aliada no Estado. Para isso, busca um entendimento entre o ministro do Transporte Alfredo Nascimento (PR) e o vice-governador Omar Aziz (PMN), ambos pré-candidatos à sucessão de Braga.
Na entrevista, Braga refutou a tese especulativa de que não cumpriu a missão de unificar o palanque no Amazonas e não foi claro no apoio formal à candidatura do vice-governador Omar Aziz. “O Omar não é candidato. Ele vai assumir o Governo do Amazonas daqui a seis dias. Como eu posso obrigá-lo a tomar qualquer decisão? O Omar e o Alfredo (Nascimento) precisam sentar, conversar e se entender sobre essa candidatura. Não sou eu quem vai definir”, declarou.
“Informações de bastidores dão conta que o vice-governador Omaz Aziz e o ministro Alfredo Nascimento, em almoço recente, firmaram um acordo tácito: lá pelo meio de junho, antes das convenções, quem estiver melhor nas pesquisas ganha o direito de ser o candidato”, diz o jornal.
Da Sucursal de Brasília