CMN concede títulos de cidadão natalense e homenageia PCdoB
A Câmara Municipal do Natal realizou duas homenagens na noite desta quinta-feira (25). Durante uma Sessão Solene, proposta pelo vereador George Câmara (PC do B), receberam títulos de cidadão natalense o procurador estadual Antenor Roberto Soares de Medeiros e o ex-deputado estadual Antônio de Farias Capistrano. A ação foi realizada no dia em que o Partido Comunista do Brasil comemora 88 anos.
Publicado 29/03/2010 12:16 | Editado 04/03/2020 17:08

De acordo com George Câmara, tal homenagem foi escolhida para esse dia 25 de março, por ser o dia da fundação do PC do B. “Quero dizer a todos que esta Casa, fazendo parte da história contemporânea, não titubeou em aprovar esses títulos. Com isso, escolhemos a data de hoje, em que comemoramos o aniversário de 88 anos do Partido Comunista do Brasil”.
Antenor Roberto Soares nasceu no ano de 1963, em Currais Novos. Atualmente, ele dirigente do PC do B e procurador do Estado. Já Antônio de Farias Capistrano, que é irmão do vereador Franklin Capistrano (PSB), nasceu em 1947, na cidade de Cajazeiras, na Paraíba.
Militante político desde a década de 60, ele é professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), onde foi reitor, foi por duas vezes vice-prefeito de Mossoró e também deputado estadual.
Antonio foi o primeiro a subir a Tribuna para falar sobre a homenagem e o título de cidadão natalense. “Eu que tenho a prática de falar, como professor e pela minha militância, tive dificuldade em fazer esse discurso. Mas, receber o titulo é um momento muito importante. Sou natalense de formação cultural, agora, passo a ter a cidadania de direito”.
O professor também comentou sobre o aniversário do partido. “O dia escolhido para receber essa homenagem não foi por acaso. Ele tem também um significado muito importante na minha vida, é a data da fundação do PC do B, partido ao qual tenho a honra de ser ligado desde 1960”, ressaltou.
O outro homenageado, Antenor Roberto, lembrou das lutas da sua geração e a destacou como exemplo para as novas gerações. “O mundo de hoje só existe porque existiu o ontem e o antes de ontem. Não podemos deixar de registrar, para que a nossa juventude saiba, que a existência humana é um constante processo político”, discursou.
Antenor agradeceu à Câmara Municipal do Natal, aos familiares e amigos. “Esse reconhecimento não é a mim, mas ao Partido Comunista do Brasil, que completa 88 anos hoje. Temos aqui o testemunho que partido pode ser feito de militância”.
Por fim, o vereador George Câmara frisou as lutas particulares dos novos natalenses, afirmando que ambos são exemplos para a cidade. “Muito falaríamos dos traços pessoais e das trajetórias dos nossos homenageados, assuntos não faltariam. Nesse sentido, o que importa é que eles relacionam com o povo o compromisso com a transformação social”.
Estiveram presentes a Sessão Solene realizada nesta noite os vereadores Franklin Capistrano (PSB), Aquino Neto (PV), Bispo Francisco de Assis (PSB), Raniere Barbosa (PRB), Edivan Martins (PV), Julia Arruda (PSB) e Hermano Morais (PMDB). O vereador Luis Carlos (PMDB) justificou ausência.