Sem categoria

CPN emite nota sobre construção partidária no cenário atual

Reunida na última sexta-feira (26), a Comissão Política Nacional do PCdoB emitiu resolução em que trata da construção partidária no atual estágio político nacional. “A luta por um partido amplo, combativo e unido apresentará novas exigências”, coloca o documento, que completa: “urge seguir revolvendo e atualizando o pensamento político, ideológico, organizativo e prático que governa a construção partidária.”

A resolução – publicada a seguir – destaca ainda que é preciso que o partido possa “forjar amplo compromisso no partido com um conjunto de concepções e ações voltado a alcançar uma vida militante mais estruturada e melhor conformada em diversas organizações desde a base”.

Além deste documento, a CPN emitiu outras duas notas. Uma delas diz respeito à questão do uso de energia nuclear. “Defendemos que a saída para a crise com o Irã deve ter como base o diálogo e o respeito ao direito soberano de todos os países de desenvolver programas de energia nuclear com fins pacíficos”, pontua a Comissão Política.

Outro documento coloca a posição dos comunistas com relação à recente campanha de ataque a Cuba. “A furiosa campanha contra Cuba mobiliza em todo o mundo um impressionante aparato midiatico, que num coro uníssono busca sensibilizar as populações mundo afora. O mesmo aparato nada diz sobre os cinco patriotas cubanos que estão presos nos EUA por combater o terrorismo”, denuncia.

Nota organizativa

Acompanhe a seguir a íntegra da resolução “Sobre a construção partidária no nível atual das exigências”.

O 12º Congresso partidário teve o mérito de combinar três grandes definições – a orientação política atualizada, o programa socialista reformulado e a política de quadros renovada como questão central do partido – que conferem nitidez às tarefas da construção partidária na atualidade.

A Comissão Política Nacional está certa de que o PCdoB vive um momento de afirmação e de crescimento que pode se alargar ainda mais com uma vitória em outubro; a luta por um partido amplo, combativo e unido apresentará novas exigências. Urge seguir revolvendo e atualizando o pensamento político, ideológico, organizativo e prático que governa a construção partidária.

Por isso, as deliberações do Encontro Nacional de Comunicação e do 6º Encontro Nacional de Organização, realizados em fevereiro e março, revestem-se de importância particular e solicitam o empenho das direções partidárias em todos os níveis. Precisam ser postas em prática em todos os escalões partidários.

O PCdoB deve pôr no centro da sua atividade a luta por uma terceira vitória do povo em outubro, ao lado de alcançar resultados eleitorais próprios mais elevados. Nessa base, e em combinação com a presença na luta social e de ideias, deve conquistar dezenas de milhares de novos filiados, assegurar os comitês partidários no papel de coordenação efetiva do esforço de campanha e alcançar máxima participação de todos os membros do partido na politização do povo e conquista do voto, desde a base e desde já. Isso significa manter e aprimorar a estruturação partidária para a campanha eleitoral – nenhum quadro sem responsabilidade definida, em particular no apoio ao trabalho militante; nenhum militante sem definição de papéis; nenhuma organização partidária sem participação nesse grande esforço.

A direção nacional conclama todas as direções estaduais e municipais a prestarem apoio ativo aos projetos de implantação dos Departamentos de Quadros, à luz das deliberações do 12º Congresso. A governabilidade de um partido extenso e disciplinado depende essencialmente de uma eficaz gestão política dos quadros. Os projetos materializam objetivos de construção de nova geração dirigente comunista; de relevar o papel de quadros intermediários como modo de dotar o partido de uma estrutura militante mais estável e definida; e de avançar entre os jovens, trabalhadores, mulheres e, igualmente, na luta de ideias por meio de quadros na área da ciência, cultura, intelectualidade em geral. A nova Rede Quadros será uma construção coletiva e permitirá alcançar a execução dessa política para vários milhares de quadros já neste ano.

Igualmente, propõe forjar amplo compromisso no partido com um conjunto de concepções e ações voltado a alcançar uma vida militante mais estruturada e melhor conformada em diversas organizações desde a base. Mais que simples dimensão organizativa, isso se revela como fator para conferir eficácia maior à ação política e constituir o substrato de vida partidária coletiva indispensável a forjar a consciência transformadora, organizar e formar a militância, fortalecendo o Partido e aumentando a influência política e ideológica. A direção nacional se compromete a gerar um debate no sentido de identificar problemas e apontar soluções de enfrentamento desse gargalo da vida partidária. O Comitê Central e a Comissão Política Nacional querem liderar esse processo em todo o país, como elemento de direção política, ideológica e organizativa geral para todo o partido, e a organização implementará o Portal da Organização para estabelecer uma linha de comando e participação massiva da militância para vencer essa batalha. Um partido revolucionário que luta pela hegemonia não descuida de sua militância.

Certa de que sejam três vetores situados numa correta perspectiva para o momento, que atualizam a linha de construção partidária imediata, fortalece o protagonismo do PCdoB na luta política e de idéias, a Comissão Política Nacional conclama a uma demonstração de força partidária, propondo a distribuição massiva do Programa Socialista do PCdoB aos trabalhadores e ao povo, em todo o país, ativando o trabalho militante desde a base; a realizar um grande ato político de apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República no dia 8 de abril, em Brasília; e a potenciar o trabalho militante organizado para a campanha eleitoral, desde a base, definindo metas e agenda para cada organismo. O PCdoB deve promover uma ampla revisão organizativa das fileiras partidárias, conformando-as melhor, estruturando-as preferencialmente com base nas relações de trabalho e avançar a formação de um número muito maior de quadros intermediários nas escolas estaduais para sustentar a vida militante de base.

A Comissão Política Nacional
São Paulo, 26 de março de 2010
Aos 88 anos de fundação do PCdoB

 

Da redação

Leia a seguir as três resoluções da Comissão Política:

Sobre a construção partidária no nível atual das exigências

Resolução pela paz e o desarmamento em defesa do direito dos povos ao domínio da tecnologia nuclear

Resolução do PCdoB sobre a odiosa campanha contra Cuba