Salvador: Estudantes protestam por mais verbas para educação

Cerca de três mil estudantes de escolas públicas de Salvador e São Sebastião do Passé, além de universitários da UFBA, se reuniram na manhã desta terça-feira (30/3), no Centro da cidade, para protestar por mais investimentos em educação, em defesa das ações afirmativas e das cotas nas universidades públicas, e por melhorias no transporte público da capital baiana. A manifestação foi organizada pela União dos Estudantes da Bahia – UEB e a Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas – Abes.

Empunhando faixas com palavras de ordem e unidos em gritos de protesto, caminharam do Campo Grande à Praça Municipal, ganhando a adesão de novos estudantes ao longo do trajeto. O movimento integra a jornada de lutas deflagrada pela União Nacional dos Estudantes – UNE e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – Ubes em todo o país. Parte das discussões, inclusive, é tema de debates na Conferência Nacional de Educação, que começou no domingo (28) e vai até dia 1º, em Brasília.

“O nosso foco principal é conseguir os 50% da verba do pré-sal para a educação, que seriam distribuídos, prioritariamente, para financiar o ensino básico e o ensino superior, de forma a garantir a sua expansão e a revitalização de universidades públicas em todo o país”, afirmou o presidente da UEB, Vladimir Meira. A isso, soma-se ainda a democratização do acesso à universidade, apoiada na manutenção da política de cotas e em subsídios à assistência estudantil.

Em se tratando de transporte público, a bandeira principal de lutas é pela revitalização do Conselho Municipal de Transporte e a sua efetivação com participação paritária da sociedade. Os estudantes também defendem a abertura de novos postos de recarga do Salvador Card – existem apenas três em toda a cidade: no Comércio, na Lapa e Iguatemi -, mais investimentos na frota de ônibus e o fim dos corriqueiros aumentos nas tarifas – o último reajuste, datado de janeiro, foi de 4,18%.

De Salvador,
Camila Jasmin