Luciana Santos anuncia internet sem fio para Região Metropolitana

Prestes a deixar a Secretaria de Ciência de Tecnologia e Meio Ambiente do Estado (Sectma), Luciana Santos (PCdoB), adiantou, na última segunda-feira, ao Blog da Folha, que irá anunciar o projeto de internet sem fio gratuita para o Recife até hoje, quando deixa a pasta para concorrer a um cargo eletivo.

A iniciativa deve popularizar o acesso à banda larga e deverá ter o Bairro do Recife como ponto de partida, devido à alta concentração de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por conta do Porto Digital.

O presidente do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP), Frederico Cavalcanti Montenegro, informou que o centro realizou um levantamento nos últimos 30 dias em diversas localidades da Região Metropolitana do Recife para a instalação de antenas de internet sem fio. De acordo com ele, foram visitados 100 pontos da RMR e escolhidos cerca de 20 para início do projeto. O primeiro equipamento a ser instalado será na sede do próprio ITEP, na Cidade Universitária, e um outro ficará no prédio da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo.

As datas para instalações serão definidas após o término do estudo no final de abril, assegura Frederico. Cada antena proporciona uma cobertura de cinco quilômetros de banda larga. “Vale lembrar que não é uma internet comercial e serão levadas em conta as políticas públicas do Estado. Poderão ser beneficiadas escolas, universidades públicas e setores de interesse social”, diz o presidente do ITEP, que não revelou o custo do projeto.

Interior do Estado

Dentro de um prazo de 90 dias, o município de Arcoverde será pioneiro no interior de Pernambuco ao se tornar 100% digital. Na última segunda-feira, o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) e a secretária Luciana Santos assinaram o convênio para implantação do Projeto Arcoverde Digital. O projeto vai garantir o acesso à internet através de uma senha por toda a população da cidade de Arcoverde, seja em casa, na rua, nas praças ou nas empresas.

Para usufruir do serviço, os moradores precisam comprovar que estão em dia com o IPTU. Serão investidos R$ 190 mil para beneficiar uma população de cerca de 70 mil habitantes. Outros municípios que receberão projetos de Wi-Fi gratuita no segundo semestre de 2010 são Sanharó (Agreste) e Itaquitinga (Mata Norte).

Fonte: Folha de PE