Programa Saúde na Escola de Olinda representa país em Cuba

Apresentar o modelo do Programa Saúde na Escola no Seminário sobre Promoção e Educação para a Saúde no Âmbito Escolar. Esse foi o motivo da ida a Havana, Cuba, da secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, juntamente com a coordenadora do Ciclos da Vida do município, Josilene Félix, que representam o Brasil neste encontro de intercâmbio de experiências.

O evento começa nesta segunda (29) e termina sexta-feira (2), no Centro de Convenções Pedagógica da Cidade de Havana, em Cuba, destinado para profissionais e estudantes interessados no fortalecimento das escolas promotoras da saúde escolar, universitária e trabalhadores da rede de ensino.

O seminário é promovido pelo Instituto Pedagógico Latinoamericano e Caribeño (IPLAC), o Centro Nacional de Promoção e Educação para a Saúde de Cuba (CNPES), além do Ministério de Educação (MINED) e o Ministério de Saúde Pública (MINSAP) da República de Cuba.

O evento conta com a cooperação da Organização Panamericana da Saúde (OPAS/MS), Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA), Programa das Nações Unidas para o Desarrollo (PNUD) e a Associações dos Pedagogos de Cuba.

PSE EM OLINDA – O Programa Saúde na Escola em Olinda, implantado desde 2009, vem permitindo experimentar novas maneiras de ampliar o acesso dos estudantes as ações e serviços de saúde e encaminhar as políticas públicas de educação e saúde.

Na articulação de saberes, a participação dos diversos atores tem sido fundamental para o desenvolvimento do Programa, permitindo estabelecer canais de comunicação que garantam o desenvolvimento das ações de forma a ampliar o alcance e o impacto dessas aos estudantes e suas famílias.

A transferência de recursos financeiros, didáticos e de equipamentos com a implantação do PSE, pelo Ministério da Saúde, foi muito importante para o município desenvolver uma proposta de implementação de ações e serviços de saúde no ambiente escolar. A possibilidade de utilizar os recursos disponíveis de forma organizada favorece o alcance de resultados mais satisfatórios à saúde dos estudantes.

Impõe-se ainda muitos desafios na atenção à saúde dos escolares, principalmente para ampliar o acesso a consulta médica básica (avaliação clínica) pelas equipes do Saúde da Família.

A ampliação do diálogo, através da implantação dos Comitês e Núcleos de Monitoramento pode criar processos de participação de estudantes, profissionais e pais, permitindo que a voz destes sejam ouvidas, possibilitando mudanças na organização da atenção a saúde dos escolares.

Ações desenvolvidas pelo PSE em Olinda

Elaboração de Projeto de Implantação dos Escovódromos com orçamento, em todas as escolas, implantando inicialmente em 02 escolas como piloto e tendo como meta a implantação em 100% das escolas do PSE. Os professores tiveram orientações com uma odontóloga sobre saúde bucal, apresentação do kit bocão e disponibilização de escova e creme dental para todas as crianças. Os conteúdos foram trabalhados com os alunos e esses fizeram, no lançamento do equipamento, uma exposição de material trabalhado durante a semana na sala de aula, além de apresentação de grupos culturais da própria escola.

Inclusão das Principais Endemias do Município na pauta de planejamento das oficinas do PSE, na perspectiva de que os escolares possam ser multiplicadores de informação na escola, na família e na comunidade, através de experiências protagonistas.

Discussão e elaboração de proposta para saúde do educador, em conjunto com a Coordenação de Saúde do Trabalhador e Grupo de Apoio aos Profissionais de Educação(GAPE) da Secretaria de Educação.

Capacitação de profissionais de educação e saúde no tema Gravidez na Adolescência.
Atendimento as demandas das Escolas com temas referentes à Saúde, realizando palestras com algumas escolas que solicitaram, sobre a gripe H1N1, endemias, gravidez na adolesc|ência, DST/AIDS e consultas oftalmológicas.

Distribuição dos kit’s bocão nas escolas e unidades de saúde do PSE, que possuem Equipes de Saúde Bucal, totalizando 49 kit’s que passaram a fazer parte das atividades educativas de professores e dentistas nas escolas.

Avaliação Nutricional de Escolares do PSE – Foram disponibilizados 20 balanças e 20 equipamentos de avaliação nutricional e 39 álbuns seriados sobre Vida Saudável para as escolas e unidades de saúde. Para a avaliação dos alunos nas escolas foram envolvidas 03 nutricionistas do NASF, 02 da Secretaria de Educação e estagiárias, formando um grupo de 07 profissionais que estão atuando nas escolas; A ação teve início na Escola Municipal Norma Coelho, e se estendeu a mais 08 escolas do Programa, realizando exposição dialogada com os alunos e avaliação de todas as turmas de estudantes da escola, perfazendo um quantitativo de mais de 1.000 alunos das escolas.

Agendamento preferencial a alunos que necessitavam de consulta oftalmológica e que foram identificados nas escolas, totalizando 30 pacientes.

Visitas técnicas com arquiteto e dentista para a elaboração do projeto arquitetônico do escovódromo nas 20 escolas do PSE.

Realização de 04 sensibilizações para os Núcleos de Monitoramento do PSE referente a Saúde Bucal.

Realização de 06 Oficinas de Escovação com os escolares nas Unidades de Ensino Coronel José Domingos da Silva e 12 de Março.

Realização de 04 palestras para pais e professores sobre Saúde Bucal nas escolas Coronel José Domingos da Silva e 12 de Março.

Disponibilização de 20 balanças, 40 materiais didático sobre Vida Saudável e 20 equipamentos de avaliação nutricional para as escolas.

Realização de 04 sensibilizações para os Núcleos de Monitoramento do PSE referente a Alimentação Saudável.

Realização de 04 sensibilizações para os Núcleos de Monitoramento do PSE referente a Prevenção da Violência contra crianças e adolescentes.

Realização de 04 sensibilizações para os Núcleos de Monitoramento do PSE referente a Filariose.

Realização de 06 Oficinas para os alunos referente à Educação sexual com distribuição de camisinhas das escolas Pastor David R. Blackburn, E. M. Alberto Torres; E. M. Alto Sol Nasecente; E. M. Antônio Correia da Silva; E. M. Ministro Marcos Freire; E. M. Professora Cleide Betânia do Amaral.

Realização de 01 oficina sobre as DST/ AIDS e 01 oficina sobre gravidez na adolescência junto com 40 educadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Fonte: Site da Prefeitura de Olinda