Sem categoria

OEA elogia sistema eleitoral e vocação democrática boliviana

O chefe da missão de observação da Organização de Estados Americanos (OEA), o panamenho Arístides Royo, elogiou o clime a de pas e o sistema eleitoral boliviano digitalizado que funciona nas eleições para 9 governadores e 337 prefeitos e seus respectivos executivos que é celebrada neste domingo (4) na Bolívia.

"Nos surpreende de forma muito grata esse tremendo avanço tecnológico que tem a eleição boliviana dos padrões biométricos", afirmou o também ex-presidente de seu país.

"O boliviano atualmente sente que as eleições são uma maneira de expressar-se como cidadão e um tremendo direito de eleger seus governantes", apontou.

Royo qualificou de "pacífico" o sufrágio, sexto consecutivo na Bolívia desde dezembro de 2005 e minimizou as poucas anomalias apresentadas durante do desenvolvimento do processo eleitorial.

Mesma assim, chamou a atenção sobre o contingente policial destacado para a eleição, mas admitiu que, por vocação democrática dos bolivianos, isso não teve consequência alguma.

"Estão aí como parte da segurança, mas, acredito, não fazem falta. Os bolivianos vão às urnas com bastante alegria", sublinhou.

Com informações da Agência Boliviana de Notícias