Jô se solidariza com médicos e servidores administrativos

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG), durante discurso, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao lembrar que ele considerou como uma das mais importantes vitórias recentes de sua gestão, a aprovação da reforma da saúde naquele país. “No Brasil temos um dos maiores planos, o Sistema Único de Saúde” disse, ao observar que no caso norte-americano, serão precisos alguns passos na busca da universalização


Embora o Brasil já tenha avançado neste sentido, ela ponderou que é preciso incorporar ao SUS uma série de questões, entre as quais um tratamento adequado a seus servidores. No pronunciamento, a deputada se solidarizou com os funcionários da Fiocruz , que deliberaram por paralisar as atividades hoje. Trata-se de uma greve de advertência para a reabertura de negociações entre o sindicato que os representa e a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.

Os servidores reivindicam compensação de perdas em razão de novos parâmetros de definição da insalubridade, além de reajuste salarial de 10%. As negociações com o governo federal estão paralisadas desde o dia 12.

Jô Moraes também se solidarizou com os médicos do hospital Governador Israel Pinheiro, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) que estão em greve, assim como os servidores administrativos. Ela destacou que o hospital “encontra-se sucateado. Os seus servidores administrativos e médicos paralisaram as atividades em defesa da instituição”, pontuou.

Site: http://www.asfoc.fiocruz.br