Diretora do HC faz referência especial a Jô Moraes

A diretora-geral do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), médica, Tânia Mara Assis Lima, fez  um agradecimento especial à deputada Jô Moraes (PCdoB/MG) ao inaugurar nesta manhã, o Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher. Jô Moraes é autora da emenda parlamentar que destinou R$ 550 mil à instituição, construída na Alameda Álvaro Celso 117, na área hospitalar de Belo Horizonte.

O Instituto ocupa um prédio de seis andares, com quase 5 mil metros quadrados, onde antes funcionava o Ambulatório Carlos Chagas e, segundo a diretora, vai permitir o aumento de 600 para 2 mil consultas de idosos e de mais 50% só no âmbito da obstetrícia.

Um dos maiores doadores para a nova unidade do HC foi o ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFMG, Aloysio Faria, que custeou a demolição do ambulatório Carlos Chagas e a construção do novo prédio. Ele também doou o mobiliário para áreas comuns e para o centro do idoso, a infra-estrutura da informatização. Os recursos também permitiram a aquisição de equipamentos médicos, como o densitômetro para diagnóstico da osteoporose. O prédio leva o nome de sua mãe, Jenny de Andrade Faria.

Independência

Uma das novidades da edificação é uma estrutura aos moldes de uma unidade habitacional, com sala, quarto, cozinha e banheiro, todos mobiliados. O propósito é o de fazer com que os idosos se recuperem como se estivem em atividade da vida diária, com independência, levando-os ao resgate da funcionalidade na realização de tarefas simples do dia-a-dia.

O local também dispõe de ginásio para práticas diversas, salas de recuperação cardiorrespiratória, recuperação vestibular e cognitiva, clínicas e mais de 64 consultórios além de unidades de estrutura auxiliar para enfermagem em todos os andares.

O espaço destinado à saúde da mulher abrange quase três andares do novo prédio, permitindo ainda um atendimento mais humanizado, via estrutura dos consultórios e equipes multidisciplinares. O novo complexo do HC também abriga os ambulatórios do Instituto Alfa de Gastroenterologia e ainda unidades especializadas em hepatites virais, doenças inflamatórias do intestino e nutrição, entre outras.

Acesse : www.jomoraes.com.br