Sem categoria

Experiência cubana é analisada em livro sobre socialismo

As experiências de Cuba na construção do socialismo estão agora ao alcance dos leitores chineses, graças a um livro sobre esse sistema sócio-econômico editado pela Academia de Ciências Sociais deste país. O "Livro Carmelita sobre o Socialismo Mundial 2009-2010" aborda, entre outros aspectos, as razões que sustentam a sobrevivência do processo cubano apesar das pressões externas.

Também se refere à experiência na construção do Socialismo com características chinesas e os lucros econômicos do projeto vietnamita, entre outros temas.

A obra abarca ainda estudos sobre diversas temáticas políticas e teóricas, incluídas as perspectivas de desenvolvimento desse sistema na atual crise global financeira e a influência das ideias capitalistas nessa última.

Ao apresentar esta edição, o vice-presidente Executivo da Academia de Ciências Sociais de China, Wang Weiquang, confirmou que é uma prioridade para os cientistas chineses aprofundar nas investigações e teorias para construir partidos políticos fortes, que inspirem confiança no povo.

Insistiu, além disso, na necessidade de continuar os estudos críticos sobre o capitalismo e suas crises cíclicas, a fim de estabelecer projetos políticos alternativos, sempre guiados pelas teorias marxistas.

Fruto do labor de acadêmicos e outros experientes chineses, bem como de ideias expostas em numerosos debates, simpósios e outros eventos patrocinados pela citada instituição, o texto recolhe materiais investigativos sobre a situação sócio-econômica nos ex-países socialistas de Europa de Leste.

Em suas páginas, além disso, são analisadas as projeções do Fórum Social Mundial de São Paulo, bem como as perspectivas das correntes socialistas em nações como Índia e África do Sul, no contexto da atual crise financeira global.

Fonte: Prensa Latina