Governo e Bird preparam Projeto de Desenvolvimento Sustentável

As discussões acerca das ações que estarão contidas no PDRIS – Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável avançaram entre o governo estadual e o Bird – Banco Mundial, conforme avaliação do gerente de projetos do Banco, Eric Lancelot, e do secretário Estadual do Planejamento, David Siffert Torres, durante encontro nesta quarta-feira, 7, na sede da Egefaz – Escola de Gestão Fazendária, em Palmas.

Segundo Eric Lancelot, que coordena a missão do banco, o governo avançou na concretização do projeto. “Os temas que já foram contemplados no projeto anterior, o PDRS, como infraestrutura, meio ambiente e gestão pública, continuam no PDRIS, inclusive com aporte de recursos muito maior, além disso, estamos incluindo novos temas, como Fortalecimento do Sistema Produtivo e a Educação”, disse.

Os consultores do Bird e técnicos de diversas secretarias, como a do Planejamento, Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Fazenda e Dertins, discutiram os detalhes de cada um dos componentes que integram o PDRIS. No componente Melhoria da Eficiência da Gestão Pública foi discutido o que poderá ser ampliado em relação ao que já está sendo investido pelo PDRS – Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável, com a introdução da cultura de gestão por resultados, entre outros assuntos.

Em relação à Melhoria do Sistema de Transporte foi discutida a continuação das ações do PDRS nas regiões que não foram ainda atendidas pelo projeto; melhoria da eficiência do sistema de transportes, apoio para melhoria do instrumento de fiscalização rodoviária estadual; estradas vicinais e gerenciamento da malha rodoviária.

Sobre o Fortalecimento do Sistema Produtivo do Estado, outra novidade em relação ao PDRS, foi levantada a possibilidades de trabalhar a inclusão das áreas de influência dos pátios multimodais da Ferrovia Norte-Sul, integrando os modais de transporte; além dos aspectos mais importantes do sistema produtivo como, por exemplo, agregando valores aos produtos, por meio da indústria de transformação, estimulando as vocações econômicas de cada região do Estado.

Meio Ambiente

No componente Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Naturais, as discussões avançaram no sentido de continuar o processo de melhoria de ordenamento territorial, zoneamento ambiental, gerenciamento de recursos hídricos; gestão ambiental; e a biodiversidade, com a formação de corredores ecológicos.

Educação

Já sobre a inclusão da Educação como foco de atuação do projeto, foi discutido entre especialistas do banco e técnicos da Seduc – Secretaria Estadual de Educação e Cultura, algumas linhas de atuação, como a criação de um sistema integrado de gestão educacional, interligando-o com o Planejamento do Estado; um sistema individualizado de avaliação de aprendizagem; investir na melhoria da formação dos professores, educação em tempo integral, além de observar as necessidades especiais, como a Educação para comunidades quilombolas e indígenas.

Próximos passos

Após etapa de discussões entre Bird e governo estadual, o próximo passo é a formatação dos macro componentes do PDRIS, o levantamento de diversas informações que ficaram definidas nos encontros e decisões acerca de assuntos como a abrangência das ações, para definir o escopo final do projeto. Até o próximo dia 13 de maio, uma parte desse material deverá ser enviada pelo governo para avaliação do banco, que no mês de junho deverá retornar ao Tocantins para uma nova rodada de discussões. (Aquiles Lins)
Fonte: Secom