Chuvas no RJ deixam 196 mortos e 150 ainda estão desaparecidos

Segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, no dia 9, subiu para 196 o número de vítimas fatais, em decorrência dos fortes temporais dos últimos dias. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), disse que ainda deve haver de cem a 150 corpos soterrados no morro do Bumba, em Niterói, na região metropolitana do Rio.

A cidade de Niterói, a mais atingida pelas chuvas, registra 116 mortos, enquanto o Rio tem 60 e, São Gonçalo, 16. Ao todo, o estado tem 161 vítimas não fatais. Até o momento, 357 pessoas sofreram os efeitos das chuvas.

Caixa libera recursos

A Caixa Econômica Federal vai liberar R$ 1 bilhão de crédito para compra da casa para as famílias afetadas pelas chuvas n o Rio de Janeiro. A verba virá do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e os beneficiados poderão pagar o financiamento em até 38 anos, com juros de 3%.

A liberação do fundo foi anunciada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, ao prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT) e faz parte do programa Pró-Moradia Emergencial, criado para esse fim.

A liberação do FGTS, no entanto, vai depender das prefeituras dos municípios afetados, de acordo com a assessoria da Caixa.