Defesa Civil discute estado de alerta por causa das chuvas

Atendendo a uma determinação expressa do governador Marcelo Déda, a Defesa Civil Estadual reuniu nesta sexta-feira, 9, os representantes de órgãos do Sistema Estadual de Defesa Civil para reforçar as determinações sobre o estado de alerta para o perigo das chuvas no estado. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).

O coordenador da Defesa Civil Estadual, major José Erivaldo Mendes, explicou a importância da articulação entre os órgãos setoriais. “É fundamental esclarecer o papel dos orgãos setoriais nas ações de Defesa Civil em Sergipe para traçarmos planos estratégicos para possíveis desastres decorrentes do período chuvoso. Solicitamos que os representanes dos órgãos apresentem um modelo de preparação com seus recursos disponíveis para a concretização das ações de Defesa Civil”, ressaltou.

Durante a reunião, o coordenador relatou as ocorrências no estado devido às chuvas que caíram nos últimos dias. “As fortes chuvas causaram pontos de alagamentos principalmente em Aracaju e Socorro, sendo que não há vítimas, apenas prejuízos materiais. Em Tobias Barreto houve desabamento de casas e nove pessoas ficaram desabrigadas. O governador Marcelo Déda colocou todo material humano e maquinário do Governo à disposição. O Estado está preparado para fazer frente às chuvas junto aos municípios”, destacou o major Mendes.

A secretária adjunta de Estado da Saúde, Kathleen Tereza da Cruz, participou da reunião e ressaltou as ações que estão previstas para sua Secretaria. “Os serviços de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, atenção básica, o Samu e os hospitais do Estado estão se preparados. Os hospitais do estado já serão equipados suficientes com materiais e medicamentos para as demandas que poderão ocorrer. Caso tenhamos de chamar os reforços das equipes, também já preparamos o Hospital de Urgência de Sergipe para o atendimento das vítimas. Estamos unindo esforços para qualquer eventualidade”, explica a secretaria adjunto.

Aviso meteorológico

Segundo o coordenador do Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese), Overland Amaral, até esta sexta-feira, 9, chuvas contínuas, intensas e acumuladas deverão cair em Sergipe, com precipitações entre 130 mm e 135 mm de chuva. "O impacto destas chuvas previstas neste aviso meteorológico depende da vulnerabilidade das áreas atingidas”, ponderou Overland.