Prefeitura de Crateús realiza capacitação de monitores do PETI

A Prefeitura de Crateús, através da Secretaria de Assistência Social, sempre objetivando desenvolver projetos e ações que beneficiem as crianças e jovens do município, realizou na última (06/04) a entrega de certificados do curso de capacitação aos monitores que desenvolvem atividades no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).A Capacitação foi oferecida pelo CRAS/Secretaria de Assistência Social em parceria com o Instituto Prisma.

PETI Crateús

Em Crateús são trabalhados 23 núcleos, na sede e distritos, atendendo cerca de 350 alunos com idade entre 7 a 16 anos. Para a Secretária de Assistência Social Luciene Rolim Beserra, a capacitação teve como objetivo principal munir os monitores de novas técnicas, mais criativas, para poder modificar as atividades e incentivar uma maior participação dos alunos. “Para atingirmos o nosso objetivo, estamos optando por uma metodologia diferenciada, com orientação didática-pedagógica. Para tanto, estamos introduzindo diversas formas a serem trabalhadas, como a música, artesanato, esportes e incentivo à leitura lúdica e crítica. Desta forma, enriquecendo os trabalhos que são proporcionados as crianças participantes”, destacou.

Para o Coordenador do PETI em Crateús, Nacélio Rodrigues, o Programa tem demonstrado espaços de grandes construções e descobertas. Além de contribuir para a formação de crianças e adolescentes que ao longo desses anos, vem construindo uma trajetória de sucesso, nos mais diversos espaços sociais. “O programa é um estímulo não somente para alunos, mas também para os monitores”, ratificou.

Destacamos que os monitores do PETI estão sendo valorizados como nunca na história da cidade. Com salários congelados há mais de 12 anos, sentiam-se desmotivados. Neste governo tiveram seus salários reajustados em 150%, passando de R$120,00 para R$300,00 reais.

Fonte: Prefeitura de Crateús