PCdoB realiza reunião com lideranças da região do vale do Itajaí

A reunião foi realizada na tarde deste sábado (10), na Câmara de Vereadores de Itajaí. Contou com a presença de comunistas de Itajaí, Navegantes, Piçarras, Penha, Jaraguá do Sul, Blumenau, Florianópolis, Brusque, Camboriú e Balneário Camboriú.

reunião em Itajaí

Marcaram presença além do Vereador Comunista Marcelo Werner, o Vereador Jean Carlo Leutprecht de Jaraguá do Sul, ambos pré candidatos a deputado federal pelo PCdoB, e a Presidente estadual do PCdoB Angela Albino.

Angela estava eufórica com o ato nacional do PCdoB em apoio à candidatura de Dilma à presidência da república, ao qual ela participou no dia 8 em Brasília, onde mais de 4 mil comunistas de todo o Brasil compareceram realizando um lindo e emocionante ato.

Foi nesse clima que foi dado início a reunião, que tinha o objetivo de esclarecer o projeto eleitoral do PCdoB em 2010. Conforme o Programa Socialista para o Brasil aprovado no Congresso Nacional do PCdoB no fim de 2009, o PCdoB apoiará candidatos que estejam dispostos a dar continuidade aos avanços alcançados pelo governo Lula, podendo construir alianças dentro do leque de partidos que compõem a base do governo federal.

Partindo deste princípio, a exposição feita por Angela foi muito clara. Foram feitas diversas conversas com os partidos da base aliada desde então, e após todas essas reuniões, chegamos à conclusão de que nossa melhor opção para o governo do estado é com a Senadora Ideli Salvati do PT, onde historicamente fizemos alianças, é o campo onde nos identificamos melhor com nossas ideologias, é onde nos sentimos mais confortáveis para o debate ideológico, ambos buscamos o socialismo, e o PCdoB tem muito foco em seu projeto nacional. Quanto ao quadro legislativo, Angela completa dizendo que em Santa Catarina, ao contrário dos demais estados, o PCdoB irá aplicar todos os esforços preferencialmente para a eleição de uma vaga na assembléia legislativa do estado, “precisamos ter uma voz na assembléia, não podemos mais estar fora deste espaço, á assim que vamos aplicar nossa política e expor nossas idéias avançadas e contribuir com a transformação da sociedade de maneira mais efetiva”. E para isso é necessário termos candidatos de expressão na sociedade concorrendo a uma vaga na câmara federal como o Vereador Marcelo e o Vereador Jean. Assim o PCdoB estará em outro patamar no quadro político estadual, e este novo quadro é vital para nosso crescimento, concluiu Angela.

O Vereador Marcelo Werner está de pleno acordo com o projeto que o PCdoB estabeleceu, pois ele também é membro da Comissão Política Estadual e ajudou na construção deste projeto. Quanto a aliança com o Partido dos Trabalhadores em apoio a candidatura da Senadora Idelí ao governo do estado, Marcelo diz que apesar do PT ter cometido um equívoco no município de Itajaí ao tentar interromper seu mandato de vereador, considera que o erro foi pontual e que de certa forma esta mágoa esta superada, que jamais comprometeria um projeto maior por conta deste problema, que está de uma vez por todas esclarecido.

O Vereador de Jaraguá do Sul, Jean Carlo Leutprecht, também compareceu ao ato em apoio a Dilma em Brasília, disse que esta mobilizando sua comunidade e toda a região para que possamos ter êxito nas próximas eleições em todas as esferas, elegendo duas mulheres de luta e de extrema importância para nossos ideários, Angela Albino na Assembléia Legislativa de Santa Catarina e Dilma Russef na Presidência da República, e sem menos esforços um dos nossos pré candidatos a Câmara Federal.

O apoio a candidatura de Dilma esta mais que referendado para os comunistas de todo o Brasil, e nos próximos dias o PCdoB do estado estará oficializando seu apoio a Senadora Idelí Salvati.

Em meio a sua intervenção Angela disse uma frase que não poderia ficar de fora. Muito emocionada, se referiu aos ataques da mídia contra Dilma dizendo que “quando a chamarem de terrorista ou guerrilheira devemos responder que se terroristas são aqueles que lutaram contra a ditadura por democracia e liberdade, então todos nós aqui somos terroristas. Nós do Partido Comunista do Brasil entendemos muito bem o que esta frase significa e nos solidarizamos a nossa amada guerrilheira Dilma, pois o PCdoB não é um partido eleitoreiro, não desejamos eleger por poder ou status, queremos mudanças estruturantes em nosso país acabar de uma vez com as desigualdades e injustiças sociais. É isso que o povo brasileiro merece."

De Itajaí, Sara Ternes