Sem categoria

PCdoB quer construir aliança ampla em Rondônia

Com uma soma no estado de Rondônia de mais de cinco mil filiados, a militância do PCdoB aguarda uma definição do comitê estadual para entrar em campanha. Os comunistas tiveram dois encontros no interior onde contaram com a participação e apoio de diversos partidos de oposição, mas nenhuma aliança ainda está definida. Segundo o presidente estadual do PCdoB, Manoel Carlos Neri, até final de maio serão finalizadas as conversas sobre as alianças que sustentarão as candidaturas comunistas.

Manuel Neri, PCdoB-RO - Diário da Amazônia

Nos dois finais de semana passados o partido reuniu a militância, primeiro na regional de Cacoal, onde a apresentação dos planos de governo de dois dos pré-candidatos, Eduardo Valverde (PT) e Confúcio Moura (PMDB), virou um debate propício aos comunistas. O outro aconteceu em Vilhena na comemoração dos 88 anos do partido.

Em Cacoal, foi discutida uma ampla política de aliança. “O PCdoB vai procurar aliança somente com os partidos que apoiam a candidatura de Dilma Rousseff no cenário nacional”, afirmou Manoel Neri. Cerca de 200 delegados, representando 17 municípios estiveram presentes no encontro.

Manoel Neri afirma que ainda não recebeu o relatório sobre o encontro, que deve trazer uma nominata com quase 30 nomes de pretensos candidatos a deputado estadual e dois nomes para deputado federal. “O partido defende uma mudança no modo de fazer política no estado. Quer um governo que dialogue com as forças políticas e não um mandatário”, enfatizou com descrédito no governo atual.
No último final de semana, as lideranças comunistas dos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras e Corumbiara receberam a visita de Confúcio Moura, durante as comemorações do aniversário do partido. A visita foi mais uma demonstração do interesse na união. “Não teremos nenhuma aliança com (o governador João) Cahulla (PPS) ou (o ex-senador ) Expedito Júnior (PSDB), isso é uma certeza”, disse Neri.

A votação de David Chiquilito nas últimas eleições municipais, quando se candidatou à prefeitura da capital, projetou o partido e sua articulação, surpreendendo os candidatos com o terceiro mais votado. “O PCdoB está crescendo em todo o Brasil e vai crescer em Rondônia” – disse Manoel. O partido amadureceu e permanece nos movimentos populares com atuação no segmento da juventude, comunitário, sindical e negro.

Possibilidades

Hoje, Manoel Neri ocupa o cargo de presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e por estar constantemente em Brasília tem mantido conversas no cenário político nacional. Ele faz parte da executiva do partido e garante que o PCdoB não engessou a legenda estadual para fazer negociações, portanto o PT, o PMDB e o PDT estão dentro do círculo de conversas. Neste contexto, esta semana, os comunistas também conversarão em Brasília com o senador Acir Gurgacz (PDT), com quem já iniciaram um contato.

O partido está presente em 32 municípios, mas ainda conta com poucos nomes em vagas eletivas. Manoel Neri afirma que o plano político hoje é fazer o partido crescer e para tanto indicar um candidato a vice-governador não faz parte das pretensões comunistas. “Temos nomes, mas não estamos pleiteando o vice como condição para fechar uma coligação, até porque o nome de David Chiquilito até o momento é para deputado estadual”, alegando que os comunistas têm um projeto futuro para prefeitura de Porto Velho e de mais seis municípios.

“Dentro do nosso plano não está somente o desenvolvimento econômico, mas também o social, defendido amplamente no encontro estadual”.

Fonte: Diário da Amazônia