Dilma ressalta pontos convergentes nos programas do PT e PCdoB
Em entrevista exclusiva ao Vermelho, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que em termos programáticos o seu partido e o PCdoB têm a visão estratégica de promover o desenvolvimento do país com a inclusão social. Na opinião dela, trata-se de “uma aliança sólida” construída desde 1989 por conta da primeira campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Publicado 13/04/2010 12:07
“Nós temos compromisso com o aspecto social, que é esse desenvolvimento com inclusão social, mobilidade que permite que milhões de brasileiros saiam da pobreza. Temos um compromisso com a soberania e com a preservação do patrimônio público do Brasil”, disse ela.
Outra convergência importante, na sua opinião, é a concepção do pré-sal como riqueza soberana do Brasil, esse aspecto tanto integra o programa petista quanto o dos comunistas.
“Os nossos compromissos também são com a democracia e com a participação direta do nosso povo através das organizações e dos movimentos populares. E também do ponto de vista institucional quando fortalecemos a democracia representativa. É uma aliança sólida”, considerou.
Aliança PT e PCdoB
Para a ex-ministra da Casa Civil, a aliança entre PT e PCdoB tem base e fundamento “completamente diferente das demais alianças”, porque surge desde 1989 na primeira vez em que Lula disputou uma eleição presidencial. “Ela (aliança) se forjou e se firmou mostrando nesse processo que conseguimos grandes avanços. O PCdoB é parte integrante do processo de transformação que nós construímos ao longo desse tempo”, diz.
Dilma destaca que os comunistas também não só são parceiros “das horas de vitórias”, mas também dos momentos difíceis. “É um parceiro que esteve junto e ao lado não só nos momentos de sorrisos, mas na tristeza também.”
Por fim, a ministra diz que tem muita honra de ter o PCdoB como aliado, um partido com raízes nas lutas travadas no Brasil no século 20. “O PCdoB surge quando emerge o jovem proletariado no Brasil e participa de todas as lutas históricas do povo brasileiros contra a opressão, pela democracia, justiça social e pelo direito do nosso povo ter um processo de desenvolvimento com soberania.”
Da Sucursal de Brasília,
Iram Alfaia