Sem categoria

Reforço do BNDES ajudou país a superar crise

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta (14) que a injeção de R$ 100 bilhões da União ao BNDES, no ano passado, foi um dos fatores que ajudaram o Brasil a passar rápido pela crise mundial."Faria isso de novo. Não tenho a menor dúvida de que foi acertado", afirmou ele.

Segundo o ministro, a emissão de títulos ao banco estatal foi importante para aumentar a liquidez bancária e para"reativar"os investimentos do setor produtivo, cujos efeitos estão sendo sentidos nesse início do ano.

Alavancando os investimentos

"O BNDES ajudou a reativar os investimentos durante a crise, que deslancharam e hoje estão crescendo a 16%, 17% sobre o ano passado", afirmou Mantega na CPI da Dívida Pública.

Diante das críticas de que o governo pressionou a dívida interna com a injeção ao banco estatal de fomento, o ministro procurou justificar que os recursos voltarão ao Tesouro, pois"são recursos retornáveis ao Estado", além de contribuir para que o BNDES mantenha juros mais baixos do que o mercado, em financiamentos de longo prazo."Nós não fechamos nenhum buraco, não tivemos que salvar ninguém como em outras economias, durante a crise", prosseguiu Mantega.

O ministro também reiterou aos parlamentares que discorda de qualquer mudança na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que dê brechas à renegociação de dívidas dos governos regionais, negociadas com a União em 1997."Abrir um pouquinho pode escancarar a porta", sentenciou o ministro.

Fonte: Valor