Roberto Monteiro fala sobre os avanços do Plano Diretor

O novo Plano Diretor (PD) e os impactos na cidade do Rio foram os temas abordados, no dia 13, pelo vereador do PCdoB-Rio, Roberto Monteiro, que é relator do plano na Câmara Municipal. O debate foi organizado pelo Comitê Municipal do Partido na capital.

- Marcos Pereira

O vereador do PCdoB promoveu uma verdadeira aula sobre o Plano Diretor, ao qual tem se debruçado. Roberto abordou os diferentes aspectos do PD e as alterações que estão em debate. O último Plano Diretor é de 1992 e deveria ter sido renovado em 2002.

Segundo Roberto, o atual plano traz melhorias em relação ao de 92, como o aperfeiçoamento para atender ao crescimento das favelas, com a criação de políticas específicas de urbanização, ampliando o conjunto de investimentos e promovendo a inclusão social.

Sobre a participação da sociedade, Roberto disse que cada vez mais se deve estimular o debate sobre o planejamento da cidade e elevar o nível de intervenção. Ao mesmo tempo, deixou claro que “nunca um Plano Diretor foi tão debatido, com a participação popular e a realização de diversas audiências públicas. Neste período foram apresentadas cerca de 1.200 emendas ao plano”.

Para o secretário de Movimentos Sociais do PCdoB-Rio, Paulo César (PC), que coordenou o debate, “o Plano Diretor é um instrumento para a sociedade e o movimento social, que desde 2002 aguarda para ser votado, dando uma diretriz para o desenvolvimento das cidades.

Na mesma linha, o parlamentar disse que a aprovação do plano já será um avanço, pois muitas melhorias estão contidas nele.