Pesquisas apontam polarização na disputa ao governo de Goiás

Após as desincompatibilizações, pesquisas sobre a disputa eleitoral ao governo de Goiás demonstraram pouca diferença entre os pré-candidatos Marconi Perillo (PSDB) e Íris Rezende (PMDB).

O senador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) estão tecnicamente empatados na pesquisa espontânea de intenção de voto para o governo de Goiás, aponta pesquisa Serpes/O POPULAR. Com 17,2% das intenções de voto, o peemedebista aparece ligeiramente à frente do tucano, que tem 15,1% das menções.

 
A distância entre eles – 2,1 pontos porcentuais – está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos, para mais ou para menos.
 
No cenário em que o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR) é o único pré-candidato da base do governo Alcides Rodrigues (PP) na disputa, Marconi lidera com 43,7 das intenções, diante de 39,9% de Iris – diferença de 3,7 pontos porcentuais entre eles. Vanderlan tem 3,7% das intenções, seguido pelo candidato do PSOL, Washington Fraga, que aparece com 0,3%. Os eleitores indecisos ou que votariam em branco ou nulos somam 12,5%.
 
A distância entre Marconi e Iris permanece inalterada no cenário em que – mesmo com Vanderlan na disputa – o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) e o ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga (PP) são incluídos. O senador tem 42,3% das intenções e Iris, 38,5%. Caiado e Vanderlan estão tecnicamente empatados, com 3,8% e 3,3%, respectivamente. Braga tem 0,3% das menções e Fraga, 0,1%. As respostas de indecisos, dos que votariam em branco ou anulariam o voto somam 11,8%.
 
O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende está à frente do senador Marconi Perillo na capital (46,1% a 32,1%) e no Centro (46,2% a 41%). 
 
A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos para mais ou para menos e foram entrevistados 1.001 eleitores em 57 municípios.
 
Outra pesquisa
 
Pesquisa estimulada de intenção de voto em Anápolis, realizada pelo instituto Fortiori e contratada pelo jornal Estado aponta Marconi com 47,6%, Íris com 40,4%, Washington Fraga (Psol) com 0,8% e Vanderlan com 0,5%. Na espontânea, Marconi aparece com 19% e Iris com 18,3% dos votos, Vanderlan não foi citado. A pesquisa foi realizada de 7 a 9 de abril de 2010 nos 55 bairros da cidade. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos.

Da redação local,

Eliz Brandão
 

Fonte: www.opopular.com.br e www.dm.com.br