Chuvas deixam 31 cidades em situação de emergência na Bahia

Já são 31 as cidades que decretaram situação de emergência em conseqüência das fortes chuvas que atingem a Bahia. Segundo a Defesa Civil, em todo o estado 7.454 pessoas estão desalojadas e 3.249 desabrigadas. Foram registradas ainda cinco mortes, duas delas ocorreram em Salvador na quarta-feira. A chuva diminuiu nesta sexta-feira (16/4), mas os efeitos dos temporais dos últimos dias ainda são sentidos, principalmente na capital e nos municípios da região metropolitana.

Em Salvador, cerca de 180 famílias foram obrigadas a deixar as suas casas. Os bairros mais afetados foram Águas Claras, Bairro da Paz, São Marcos, Pau da Lima, Vila Canária e Federação. O número corresponde às famílias que já foram cadastradas pelo serviço social da Codesal. Inicialmente a orientação é que se abriguem em casas de parentes, sendo encaminhadas posteriormente para a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão. Para os que moram em áreas de risco, a orientação é que deixem os imóveis o quanto antes, a fim de garantir a integridade física das pessoas.

Devido à topografia e a densidade demográfica, Salvador é o município mais abalado com as fortes chuvas. Desde o início da chuva a população sofre com os alagamentos, deslizamentos de terra e interdição de ruas em diversos pontos da cidade. O momento mais trágico ocorreu na última quarta-feira, quando duas crianças morreram soterradas após o deslizamento de uma encosta sobre a casa em que viviam no bairro de Vila Canária. “Todo ano é a mesma coisa. A cidade sofre em consequência das chuvas e vidas inocentes são ceifadas. Não podemos evitar as chuvas, mas a Prefeitura pode fazer o Plano Diretor das Encostas, mapeando e fazendo a contenção nos pontos mais críticos. Enquanto isso não acontecer continuaremos a ver pessoas morrendo soterradas”, afirmou a vereadora Olívia Santana (PCdoB).

Interior do estado

A chuva provocou estragos no interior do estado. As cidades de Simões Filho e Lauro de Freitas foram duramente atingidas pelas enchentes, com alagamentos em diversos bairros. Na tarde desta sexta-feira, a ponte na entrada de Santo Amaro, que dá acesso à cidade, desabou e foi levada pela forte correnteza do Rio Subaé, assim como uma barraca de artesanato que ficava também na entrada da cidade. Ninguém ficou ferido.

As cidades que decretaram emergência são: Apuarema, Candeias, Cícero Dantas, Feira de Santana, Gandu, Ilhéus, Itagimirim, Itanhém, Itapetinga, Lauro de Freitas, Medeiros Neto, Nova Viçosa, Potiraguá, Prado, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Santa Cruz da Vitória, Santa Cruz Cabrália, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Simões Filho, Teolândia, Vera Cruz, Dias D°Ávila, São Sebastião, Wenceslau Guimarães e Salvador.

De Salvador,
Eliane Costa