Caminhada marca Dia Nacional de Luta em Defesa do Magistério

Trabalhadores realizam manifestação no Centro de Fortaleza, no próximo dia 20 de abril, em defesa do Piso Nacional do Magistério. O ato também faz parte da mobilização para o 1º de maio realizado pela CUT-CE.

Uma caminhada pelas ruas do Centro de Fortaleza vai marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa do Piso Unificado do Magistério, nesta terça-feira (20/04), no Ceará. Caravanas de professores vindas de todo o Estado se concentram na Praça da Bandeira e seguem até a Praça do Ferreira, onde ocorrerá ato político. O objetivo é chamar a atenção para a obrigatoriedade da implantação e atualização do valor do Piso pelas Prefeituras, bem como para a revisão dos Planos de Carreira do Magistério.

O ato é promovido pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), CUT-CE e entidades filiadas. “Estaremos reivindicando o respeito aos dispositivos da Lei 11.738/08 (Lei do Piso). Entre os principais pontos, defendemos o valor do Piso enquanto salário ou vencimento base, determinação de carga horária máxima semanal de 40 horas e estabelecimento de 1/3 desta para horas atividades, além da construção ou revisão participativa do Plano de Cargos e Carreira do Magistério. Ou seja, nossa luta não se restringe a discussão salarial, mas na concretização de ações que valorizem os profissionais do magistério público”, defende a Secretária de Imprensa e Comunicação da Fetamce, Enedina Soares da Silva.

De acordo com ela, será divulgado o resultado de Mapeamento Parcial da Implantação do Piso no Ceará, divulgado pela Fetamce. O levantamento foi inicialmente realizado em 66 municípios com informações prestadas pelos sindicatos. A perspectiva é desenvolver o Mapeamento em todos os municípios do Ceará, envolvendo sindicatos de servidores municipais. “Muitos municípios promoveram a elaboração de um novo Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais do Magistério (professores e pessoal de suporte pedagógico), contudo este não representou em sua maioria a valorização dos servidores, em total contradição com a nova visão de carreira e gestão de pessoas”, aponta Enedina.

A Fetamce congrega 126 sindicatos de servidores municipais, com atuação em 134 municípios do Ceará. O ato nacional é coordenado pela Confetam, e está programado para ocorrer em todas as capitais e no Distrito Federal.

Serviço

Dia Nacional de Luta em Defesa do Piso Nacional do Magistério

Data: 20 de abril (terça-feira)
Local: concentração às 14h na Praça da Bandeira saindo em caminhada para a Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza, às 16h.

Programação
14h – Concentração na Praça da Bandeira
15h – Caminhada até a Praça do Ferreira
16h – Ato Público
18h – Encerramento

Fonte: CUT/CE