Deputados comunistas participam da maior festa indígena do mundo

Participar das comemorações do Dia do Índio junto dos indígenas. Foi essa a decisão tomada pela deputada federal Vanessa Grazziotin e pelo deputado estadual Eron Bezerra, ambos do PCdoB do Amazonas. A dupla comunista participou, dia 20, do XV FESTRIBAL, maior festival de tribos indígenas do planeta. O evento, realizado entre 17 e 21 de abril, aconteceu no município de São Gabriel da Cachoeira e envolveu as 22 etnias locais.

Eron e Vanessa - Jimmy Cristian
Embora em visitas constantes ao município que tem mais de 90% de sua população composta por índios, foi a primeira participação da dupla de parlamentares nesta festa tradicional. Na ocasião, foram recebidos pelo prefeito Pedro Garcia (PT) e por cerca de 5 mil pessoas que lotaram o Ginásio Arnaldo Coimbra para assistir o espetáculo protagonizado pelas agremiações Tukano e Baré.

Sentados ao lado do prefeito, saudaram o público presente e ressaltaram a importância da festa como algo estratégico para o Amazonas e para o Brasil.

“Deixei meu trabalho na Câmara dos Deputados não sem antes usar a tribuna para dizer que viria a maior manifestação cultural indígena do mundo”, disse Vanessa, que saiu de Brasília direto para São Gabriel. “São eventos como esse que fazem do Brasil uma das maiores e mais alegres nações do mundo”, entusiasmou-se.

Eron afirmou que atividade contribui para a preservação da identidade cultural dos povos tradicionais. “Essa festa maravilhosa é mais que um espetáculo. É uma manifestação cultural legítima dos povos que habitam essa região e contribuíram para a formação do nosso povo”, destacou.

A receptividade da população se dá, em parte, pelo olhar que ambos dedicam aos povos indígenas. Durante sua gestão de três anos na Secretaria de Estado da Produção Rural (SEPROR), Eron criou a unidade de agricultura indígena e delegou a responsabilidade de suas atribuições ao Baré Orlandino. A maior fatia das emendas parlamentares recebidas pela SEPROR saiu das mãos da líder do PCdoB na Câmara Vanessa Grazziotin.

Comunistas ampliam alianças no município

Antes de participarem do evento, Eron e Vanessa reuniram-se com os principais líderes políticos locais na Câmara Municipal. 53 pessoas compareceram ao plenário do legislativo municipal onde trataram a complexidade do quadro político atual, os benefícios destinados a São Gabriel da Cachoeira nesse último período e as possibilidades desenvolvimentistas locais que precisam ser trabalhadas.

Dentre os presentes, estavam oito dos nove vereadores da cidade, o prefeito Pedro Garcia (PT), o diretor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Elias, representantes da Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (Foirn), de associações de pescadores e artesões, além dos membros da União da Juventude Socialista (UJS) em São Gabriel, Daniel Baré e Jéssica.

De São Gabriel da Cachoeira,
Anderson Bahia