João Ananias – "SUS: O mais eficaz sistema de saúde do mundo"

O calor e a dificuldade de estacionamento não tiraram o brilho da plenária "A Gestão da Saúde e os novos Desafios do Mandato", realizada no último sábado (17/04) pelo deputado João Ananias no Sindicato dos Bancários.

Plenária João Ananias

O evento, com duração de cerca de três horas, reuniu mais de 400 pessoas e entusiasmou a militância que ouviu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) apontado por João Ananias como o mais eficaz e abrangente sistema de saúde do mundo. Em uma prestação de contas, João Ananias, que deixou a Secretaria de Saúde do Estado em 02 de abril, citou números e realizações da pasta, demonstrando que, com investimentos, o SUS avança e cumpre o papel idealizado pelos constituintes, de universalização da saúde, ou seja, acesso e serviços de qualidade.

Em três anos e três meses, a Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) cumpriu 80% dos objetivos propostos no início da gestão e avançou nos indicadores de saúde. O maior destaque deu-se em transplante de órgãos e tecidos, batendo recordes em três anos consecutivos, passando de 446 em 2006 para 767 em 2009. Outro aspecto relevante, apontado por João Ananias, foi a descentralização dos serviços lembrando que os últimos investimentos em construção de equipamentos datam de mais de 20 anos, que foram “os Gonzaguinhas” inaugurados em 1985. O ex-secretario afirmou, entretanto, que por muito que tenha sido feito ainda não considera a tarefa finalizada, pois “na saúde nossa atuação tem que ser diária e crescente”, afirma João.

Participaram da plenária representantes dos municípios de Aquiraz, Eusébio, Maracanaú, Maranguape, Caucaia, São Luiz do Curú, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Morrinhos, Santana do Acaraú, Uruburetama, Sobral, Itapiúna e Barbalha além de lideranças dos movimentos comunitários, sindicais, estudantis e outros movimentos sociais. A vereadora Eliana Gomes destacou a importância de uma gestão transparente e sensível para a saúde da população menos favorecida, afirmando que este foi o diferencial de João Ananias na Secretaria. Para o senador Inácio Arruda o PCdoB na Secretaria de Saúde deu uma demonstração de compromisso com os ideais de solidariedade, igualdade e justiça social.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado João Ananias