Sem categoria

Moradores se mobilizam em Niterói, Conam vai a local da tragédia

Desabrigados das chuvas no estado do Rio de Janeiro fazem três protestos na manhã desta segunda-feira (26/4), em Niterói. Presidente da Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam) visitou locais da cidade atingidos pelas chuvas na semana anterior e convocou população a se mobilizar e fazer campanhas de solidariedade.

No Largo da Batalha, concentram-se vítimas da comunidade Maceió. Em Piratininga, ex-moradores da favela Caniçal também se manifestam. No Morro do Caramujo, que fica no final da Alameda São Boaventura, os desabrigados estão se deslocando para a sede da prefeitura, onde querem ser recebidos por autoridades. Segundo comandante Ruy França, do 12º BPM (Niterói), cada uma das manifestações conta com cerca de 50 pessoas.

No dia 14 de abril, a presidente da Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), Bartíria Costa, visitou o Morro do Bumba, local da tragédia ocorrida na semana anterior. Segundo documentyo publicado na página da confederação, “o panorama é assustador, muito parecido com um cenário de guerra, onde a lama e os escombros ilustram tristeza e dor”.

No documento, a presidente da Conam foi taxativa: ”as chuvas não são responsáveis por este caos, são demagogos aqueles que culpam a natureza, se as nossas cidades tivessem o mínimo de planejamento Urbano com certeza estas tragédias teriam sido evitadas, permitir que famílias de baixa renda construam suas residências em cima de um lixão é no mínimo o cúmulo do abandono social. Quantas vidas ainda serão desnecessariamente perdidas, devido à ocupação desordenada do espaço urbano, por falta de projetos de planos habitacionais, resíduos sólidos, mapeamento de áreas de risco, regularização fundiária que garantam moradia digna para milhares de trabalhadores e trabalhadoras por este país afora?”

No último partágrafo, a Conam convoca o conjunto dos moradores a se mobilizarem: “convoco a todas as Federações do Rio de Janeiro, para que promovam uma campanha de recolhimento de roupas, calçados, para as famílias desabrigadas dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Toda nossa solidariedade às famílias vítimas dessa tragédia”.

De São Paulo, Luana Bonone, com O Globo e Conam