Municípios se mobilizam para realizar a Conferência de Esporte

Mostrar a relevância do esporte e saber o que os municípios estão articulando para por em prática seus projetos são os principais pontos debatidos nas Conferências Municipais de Esporte no Pará. 30 municípios paraenses já foram visitados, de um total de 60 onde haverá o encontro.

"Essas conferências estão tendo uma grande mobilização, tanto de desportistas, sociedade civil e poder público. Percebemos que há um grande interesse das pessoas em participar dos debates", afirmou o coordenador de mobilização das Conferências Municipais, Ketno Lucas. "É importante que, principalmente, a sociedade civil participe dos debates, juntamente com os governantes locais para discutirem como serão divididos os investimentos em cada área", completou.
As conferências trabalham em cima de dez linhas estratégicas: O Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; e Esporte e Economia. "Essas linhas são os pontos que norteiam as conferências", disse Ketno.Cada conferência é regida por uma comissão organizadora, que tem a finalidade de aparelhar com infraestrutura o evento.

Outro aspecto que compõe a conferência são as escolhas dos delegados que representarão os municípios na Conferência Estadual. O número de representantes varia de acordo com a população de cada cidade: Belém, por exemplo, com uma população de 1.437.600, tem direito a 100 delegados; os municípios entre 300.000 e 1.400.000, 50 delegados.

Interior – Em Tailândia, a conferência teve a participação da sociedade reunindo um público em torno de 150 participantes. "Já temos alguns projetos aqui no município que aliam o esporte à educação, dando aos jovens uma oportunidade única", disse o diretor de esporte de Tailândia, Joaquim Silvério Júnior. São cerca de 400 jovens de escolas municipais praticando vôlei, futsal, handebol e basquete. "Com essa conferência estadual e a implementação do plano decenal de esporte, a tendência é que os municípios tenham um grande crescimento, e aqui em Tailândia não vai ser diferente", completou Joaquim.

Os municípios de Moju e Cametá também já tiveram as suas conferências. A primeira nos dias 28 e 29 de março, e no segundo município dia 15 de abril. Em Moju, entre as dez linhas sugeridas para a discussão, as mais destacadas foram o esporte participativo, de alto rendimento, e a infraestrutura, uma vez que no local não há espaços suficientes para a prática do esporte e do lazer para jovens, crianças, e adultos.

Em Portel, na Ilha do Marajó, a conferência ocorreu no último dia 21, e em Breves, dia 22 deste mês. Nos pontos abordados estava a preocupação do município pelos espaços públicos de lazer e pelo financiamento do esporte através do incentivo ao repasse do dinheiro público por meio de uma pequena porcentagem na Loteria, como acontece com a Lei Pelé.

Para o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Portel, Marlison Freitas, a conferência, além de traçar pontos estratégicos para a melhoria do esporte na região, fez com que fosse realizado um diagnostico para analisar a real situação esportiva. "A conferência foi o primeiro passo que nos apresentou onde temos que trabalhar em prol do esporte, serviu como um raio X da situação. Agora vamos trabalhar na construção de infraestrutura de esporte para todos", disse.

As Conferências Municipais estão ocorrendo desde março, com o término no final do mês abril. Nos dias 3, 4 e 5 de maio acontece a Conferência Estadual, com a presença de 60 municípios e seus delegados. E a conferência Nacional irá acontecer em Brasília no período de 3 a 6 de junho.

De Belém,
Michelle Muniz