1ºde Maio em Minas de protestos e comemorações

A celebração do dia do trabalhador em Minas começou na sexta-feira (30) em um ato unificado das centrais sindicais. A comemoração teve tom de protesto e comemoração. sindicalistas apontam melhorias na vida dos trabalhadores nos últimos anos

“É certo que estamos vivendo dias melhores, geramos milhões de empregos e o trabalhador vive com mais dignidade, porem ainda existe muita luta a ser feita. A redução da jornada de trabalho deve ser a principal bandeira das centrais este ano, além do dever que temos em 2010 de combater o nefasto retorno do projeto neoliberal neste país” afirmou Gilson Reis, presidente do Sinpro-MG e da CTB mineira.

1º de maio
No dia primeiro de maio, diversas lideranças do PCdoB estiveram presentes na tradicional missa do trabalhador na cidade operária de Contagem. Militantes distribuíram o jornal A Classe Operária, especial para o 1º de maio.

Presente na atividade a presidente do PCdoB mineiro, deputada Jô Moraes disse que a missa do trabalhador em Contagem faz parte da tradição dos movimentos populares mineiros. “Nos tempos da ditadura, essa missa era um dos poucos espaços que tínhamos para estar ao lado do povo, depois ela se incorporou a nossa luta sendo palco para protestos e manifestações. É uma atividade muito bonita que une a fé e a luta dos trabalhadores” apontou.

O deputado Carlin Moura disse que Contagem é antes de tudo uma cidade de trabalhadores e que vive melhores tempos “Nosso desafio é defender melhor essas pessoas que são responsáveis pelo desenvolvimento do país, fico feliz que aqui em Contagem e em todo Brasil os trabalhadores possam estar vivendo em melhor condição, os avanços promovidos por Lula se refletem na nossa cidade, antes tão esquecida pelos poderosos” disse o deputado

Vários atos aconteceram em diversas cidades mineiras. Na cidade de Lavras no sul de Minas a atividade promovida pelo sindicato dos metalúrgicos e pela CTB-MG contou com a presença de mais de sete mil trabalhadores. Para o presidente do sindicato do metalúrgicos, Julio de Melo a CTB tem se destacado cada vez mais no movimento sindical por que conta com a confiança e respeito do trabalhador. “defendemos os direitos daqueles que são as maiores vitimas do sistema a CTB é um instrumento de luta que deve ser cada vez mais valorizado pelos trabalhadores. A redução da jornada é agora nossa prioridade e deve contar com apoio do povo” aponta Julio, que além de líder sindical também é vereador pelo PCdoB em Lavras.

De Contagem e Lavras,
Pedro Leão