Centro de Assistência Psiquiátrica agora é de utilidade pública

Localizado no bairro do Arruda, o Centro de Serviços de Assistência Psiquiátrica (SAP) atende cerca de 150 pessoas diariamente, entre crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades psiquiátricas especiais.

Luciano Siqueira

Como reconhecimento ao trabalho da organização, os parlamentares aprovaram, essa semana, um projeto de lei que torna o SAP uma entidade de utilidade pública no Recife. A proposta teve a unanimidade dos vereadores e já seguiu para análise do Executivo. Se for sancionada, o Centro terá isenção de alguns impostos e poderá também participar de projetos educacionais, entre outros benefícios.

Para o vereador Luciano Siqueira (PC do B), autor da iniciativa, a assistência psiquiátrica para crianças e adolescentes ainda é muito carente no Recife e uma entidade com esse objetivo merece uma atenção especial. “Conceder esse título é o mínimo que o parlamento local pode oferecer como apoio a esta entidade civil e certamente a população atendida por esses serviços se sentirá também apoiada”, disse. O parlamentar, que também é medico, ressalta que apesar da Lei Federal nº 10.216, que trata essencialmente dos direitos dos portadores de doenças mentais e de uma reorientação do modelo assistencial, “a preocupação da sociedade com a assistência psiquiátrica ainda fica a desejar”.

História – O Centro de Serviços de Assistência Psiquiátrica foi fundado em outubro de 1993 por um grupo de amigos, após visitas e pesquisas em comunidades de vulnerabilidade social do Recife. Eles constataram a carência de uma assistência social e de uma ação continuada com os portadores de necessidades especiais psiquiátricas na cidade. Hoje, a entidade atende cerca de 150 pessoas, diariamente, entre crianças, jovens e adultos, com o objetivo de habilitá-los e, em alguns casos, reabilitá-los à sociedade. O espaço se mantém através das doações de voluntários e de convênios com a Prefeitura do Recife, e o título de utilidade pública deve ajudar o SAP com a isenção de alguns impostos e a possibilidade de participar de projetos educacionais.

Fonte: Site da Câmara de Vereadores