Nesta terça-feira, lançamento da coleção “Brincantes da Mata”

Nesta terça-feira (4 de maio), às 19h, acontece na Torre Malakoff, no Recife Antigo, o lançamento da coleção de livros “Brincantes da Mata”, das fotógrafas Tuca Siqueira, Roberta Guimarães e Rose Gondim.

A ocasião, que também será prestigiada pelos quatro artistas que inspiraram a obra, contará com a apresentação do grupo de um dos homenageados, o Cavalo-Marinho de Estrela de Ouro de Condado, além da projeção das imagens registradas na publicação. Com financiamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), o livro foi idealizado pela Imago Fotografia e tem os textos assinados pelo jornalista André Dib, com pesquisa de Gustavo Vilar.

O trabalho traz um registro sutil do cotidiano dos quatro artistas na tentativa de explicitar as dificuldades e sabedorias de cada um. As fotos de Negão, do Caboclinho Canidé, de Goiana, foram feitas por Tuca Siqueira; Dona Olga, do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, foi clicada por Rose Gondim; e Roberta Guimarães capturou as imagens de Martelo, do Cavalo-Marinho Estrela de Ouro de Condado. As três fotógrafas fizeram o registro de Mestre Zé Duda, do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança.

Os momentos capturados pelos fotógrafos fazem uma ponte com a dança e a influência dos cultos afros religiosos presentes nas manifestações da tradicional cultura pernambucana. O resultado desse trabalho está impresso em uma caixa com quatro livros, um para cada artista, que serão comercializados ao preço de R$ 40 no dia do lançamento e R$50 nas livrarias de todo o país.

SERVIÇO:
Lançamento dos livros: “Brincantes da Mata”
Dia 04 de Maio, 19h
Local: Torre Malakoff (Recife Antigo)

Fonte: Site da Fundarpe