Sem categoria

PR: Estudantes denunciam corrupção com movimento "Caça-fantasmas"

Representantes da União Paranaense dos Estudantes (UPE) e União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) de Foz do Iguaçu irão realizar um Ato Público em frente à Câmara Municipal nesta terça-feira (4/5) para lançar o movimento “Caça-fantasmas” no município. O movimento já fez diversas mobilizações em Curitiba denunciando funcionários fantasmas contratados pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep)

- Reprodução

A ação é contra os diários secretos da Assembleia Legislativa do Paraná, e o movimento “Caça-fantasmas” tem o objetivo de repudiar toda forma de corrupção que assombra a assembleia legislativa.

Os estudantes se denominaram “Os Caça Fantasmas”, em alusão aos funcionários fantasmas contratados pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).

O escândalo político, anunciado pela imprensa no mês de abril, motivou os estudantes a tomarem atitude contrária ao cenário de "corrupção e favoritismo na assembleia", conforme definição sobre o cenário político do estado presente no blog da União Paranaense dos Estudantes (UPE). Lideranças estudantis já realizaram diversos atos em Curitiba, cobrando a abertura de uma CPI e a punição de todos os envolvidos. Agora as mobilizações chegam também ao interior do estado.

Nas passeatas, além do carro de som, os caça-fantasmas utilizam placas com dizeres como: “CPI Já!” e “UPE e UPES contra a corrupção.”, fantasias de fantasmas e assim como em outro conhecido quadro de corrupção os estudantes foram às ruas com seus rostos pintados com verde e amarelo. Lideranças sindicais e representantes de diversas correntes e forças políticas também participam dos atos.

Camila Cavalheiro, diretora da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) afirma que os atos têm sido muito representativos, e que "todas as vezes que os estudantes conseguiram alguma coisa, foi através de muita luta e muita pressão". As entidades prometem seguir nesta linha, realizando novos atos, acrescendo cada vez mais a participação da sociedade paranaense, para que os poderes sejam fiscalizados e o dinheiro público seja respeitado.

Serviço
Ato Público
Dia: 4 de maio
Horário: 10h30
Local: Câmara Municipal de Foz do Iguaçu (PR)

De São Paulo, Luana Bonone, com Blog da UPE e Click Foz