Sem categoria

Mais de 20% das cidades brasileiras não têm biblioteca municipal

Um total de 1.152 municípios brasileiros, o que equivale a cerca de 21% das 5.565 cidades do Brasil, não tem biblioteca pública municipal, enquanto que 45% das bibliotecas existentes no país carece de acesso à internet. É o que revela o censo divulgado pelo Ministério de Cultura.

De acordo com o estudo elaborado no último trimestre do ano passado, enquanto 420 municípios brasileiros careciam de biblioteca nesse momento, em outros 732 havia projetos para construí-las ou já estavam em obras.O número de municípios sem biblioteca pública no ano passado se reduziu em relação ao de 2007 (660).

Os dados são do Censo Nacional de Bibliotecas Públicas Municipais, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e encomendado pelo ministério. De acordo com o estudo, as bibliotecas públicas brasileiras realizam na média 296 empréstimos de livros por mês e atendem usuários que vão ao local 1,9 vez por semana.

Cerca de 99% não abre nos finais de semana, 94% não dispõe de serviços para atender pessoas com problema de acessibilidade, 91% não oferece serviços para pessoas com deficiência física e 88% carece de atividades de extensão, como oficinas de leitura.

Apesar de 64% possuir computador, 45% carece de acesso à internet e apenas 29% das que tem conexão com a rede estende esse serviço aos usuários.

Desigualdade regional

Conforme a pesquisa, o Sul é a região do Brasil que concentra o maior percentual de estabelecimentos com acesso à internet (65%), enquanto o Norte tem o menor (20%). No quesito oferta de internet aos freqüentadores, mais uma vez o Sul lidera, com 45% das bibliotecas, enquanto o Norte tem novamente o menor índice: 15%.

De acordo com o MinC, o Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais tem por objetivo embasar políticas públicas em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.

Com agências