Sem categoria

PCdoB e PSB traçam planos para as eleições de 2010

Nesta quarta feira (5/5), dirigentes das executivas do Partido Comunista do Brasil e do Partido Socialista Brasileiro realizaram um encontro na sede nacional do PSB, em Brasília, no qual foi debatida a situação política e estabelecido um plano de trabalho conjunto tendo em vista as eleições de outubro.

Na verdade, a decisão do PSB de apoiar a candidata Dilma Rousseff foi tomada em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, entre integrantes da Comissão Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e membros da direção do Partido dos Trabalhadores (PT). O encontro já havia sido anunciado pelo presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, após decisão tomada pela Executiva Nacional da legenda, de não lançar candidatura própria na disputa pela Presidência da República. O Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro marcou reunião para o dia 21 deste mês — onde será decidido o apoio formal dos socialistas à pré-candidata do PT.

A partir deste momento, entretanto, os dois partidos decidiram trabalhar conjuntamente no Conselho Político da campanha de Dilma. Este fato dará novo impulso ao trabalho da campanha, pois o PSB e o PCdoB, assim como o próprio PT, apresentam longa trajetória de proximidade política e programática em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e da soberania nacional. Isso permitirá que no esforço de elaboração da plataforma de campanha da candidata se possa avançar e ir além dos significativos êxitos já conquistados nestes dois governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na reunião com o PCdoB, o PSB estava representado por seu presidente Eduardo Campos, além do vice-presidente Roberto Amaral, o secretário geral Carlos Siqueira, o senador pelo Espírito Santo, Renato Casagrande, e Márcio França, deputado federal por São Paulo. Os comunistas foram liderados pelo seu presidente Renato Rabelo, acompanhado pelo senador Inácio Arruda, pelos deputados federais Aldo Rebelo e Daniel Almeida – que também é líder do Bloco de Esquerda na Câmara dos Deputados dos quais tanto o PCdoB quanto o PSB fazem parte – e pela vice-presidente Luciana Santos.

De Brasília,
Pedro de Oliveira