Com emenda de Chico Lopes, Mercado do Carlito será reformado

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), acompanhada de Lucíola Menezes e Agostinho Filho, encarregados do Setor de Serviços Urbanos e de Esportes da Secretaria Executiva Regional I (SER I), respectivamente, visitou o Mercado do Carlito Pamplona na manhã da última terça-feira (05/05) e anunciou que o equipamento será reformado com recurso federais, oriundos de emenda parlamentar de autoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB), no valor de 200 mil reais.

Eliana Gomes Mercado

Eliana ouviu comerciantes e consumidores e disse que ia convidar o chefe da infraestrutura da SER I, o engenheiro Luiz Arruda, para fazer uma apresentação do projeto no próprio mercado, em data a ser marcada. A vereadora adiantou que o projeto ainda está em fase de elaboração e em breve seguirá para licitação. O objetivo é fazer uma intervenção no entorno e dentro do prédio para melhorar as condições, tanto dos permissionários e funcionários, como dos clientes.

Os 145 permissionários que alugam os Boxes pedem a reforma há muito tempo. Eles pagam de 32 a 186 reais, mensalmente, à Prefeitura. No mês de março a arrecadação chegou a quase 7 mil reais, de acordo com a administradora Tânia Barroso. Os recursos são recebidos pela Secretaria de Finanças do Município (SEFIN) e não podem ser destinados diretamente para reforma e manutenção do prédio do mercado, como sugerem alguns comerciantes. Para ocorrer isso, é necessário que os recursos estejam previstos no orçamento do município ou através de emendas parlamentares. Sobre isto, a parlamentar comentou que permissionários dos Mercados Central e São Sebastião, estão organizando cooperativas para administrar o equipamento. Para Eliana, esta opção merece um estudo e se comprometeu a conversar sobre o assunto com Teodora Ximenes, gerente da Comissão dos Mercados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam).

Os problemas se agravaram com as chuvas: goteiras, calor excessivo, falta de iluminação natural, sujeira dentro e no entorno, defeito nos motores que abastecem a caixa d’água, poucos funcionários para a manutenção, poluição no entorno. Tudo isto somado ao preço das mercadorias que, para alguns clientes, é mais caro do que em outros comércios da região, faz com que os consumidores se afastem e como consequência a falência e fechamento dos comércios. Cerca de 15 boxes (10% do total) encontram-se fechados e os clientes somem a cada dia.

O mercado do Carlito Pamplona foi construído em 1963, na gestão do Prefeito Murilo Borges Moreira, sendo um dos mais antigos dentre os 13 mercados públicos de Fortaleza.

De Fortaleza,
Aguinaldo Aguiar (Assessoria da Vereadora Eliana Gomes)