Sem categoria

Lopes quer fotografia em título de eleitor para evitar fraude

O título de eleitor terá foto do portador para evitar fraude no processo eleitoral. Com esse argumento, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), relator do projeto, conseguiu aprovar a matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, esta semana. O projeto ainda precisa ser votado no plenário antes de ir para o Senado. Chico Lopes se declara favorável à ideia, por acreditar que trará benefício à lisura do processo eleitoral.

Pelo texto, o eleitor terá dois anos para se cadastrar após a sanção. O prazo de recadastramento só passaria a ser contado após a sanção presidencial.

Para Chico Lopes, “ainda há vícios no processo eleitoral brasileiro, fraudes, eleitores 'fantasmas' e outros graves problemas. Cremos que a colocação de fotografia do eleitor no título contribuirá para evitar grande número de fraudes, em prol da busca da verdade eleitoral”, argumenta.

O projeto aprovado na CCJ determina que o novo título de eleitor tenha, além da foto, a impressão digital do polegar direito, o número do CPF e da carteira de identidade. Com isso, o título passaria a valer como documento de identificação, como já acontece com a carteira de habilitação.

O relator afirma que as mudanças no título de eleitor vão em direção à ideia de se criar, no futuro, um documento único para o cidadão brasileiro.

De Brasília
Márcia Xavier