Vanessa em atividade de prevenção ao câncer de mama

A deputada federal e pré-candidata ao Senado Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) participou, na tarde de ontem (7), da I Caminhada das Vitoriosas do Amazonas. A atividade, organizada pelo Centro de Integração Amigas da Mama (CIAM), contou com a participação de mais de 100 mulheres, dentre elas militantes da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Vanessa Grazziotin no ato das vitoriosas
A caminhada partiu da Praça do Congresso e seguiu pelas principais avenidas do centro de Manaus. O objetivo foi chamar atenção para a importância da prevenção do câncer de mama. Algumas participantes da caminhada, inclusive, se enquadram na condição das vitoriosas pretendidas pelo título da atividade, uma vez que enfrentaram e derrotaram o câncer.

Na ocasião, a líder do PCdoB-AM na Câmara dos Deputados afirmou que a saúde da mulher é um dos pontos que precisam ser reforçados na busca pelo aprofundamento das mudanças iniciadas no governo Lula.

Trajada de camisa e chapéu rosas, identidade visual padrão da atividade, Vanessa afirmou que o câncer, em geral, não distingue classe nem função social. Lembrou, inclusive, que a própria pré-candidata à presidência da República Dilma Roussef sofreu recentemente por essa enfermidade.

Disse, no entanto, que existe muito a ser comemorado. A transformação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em Ministério foi destacada por Vanessa como algo bastante relevante no sentido da inclusão das questões das mulheres na prioridade da agenda pública do país.

A deputada estadual Conceição Sampaio (PP-AM) e representantes da Federação Brasileira de Instituições Filantrópica de Apoio à Saúde da Mama (Femama) também compareceram na caminhada.

De Manaus,
Anderson Bahia