Bebeta quer CAPs e Museu do Gaúcho em Cruz Alta

A Vereadora Bebeta, líder da bancada do PCdoB na Câmara, manteve audiência com o Prefeito Vilson Roberto dos Santos nesta quinta-feira (6), para tratar da inscrição no portal dos convênios do Governo Federal, visando recursos para os Projetos de Indicação apresentados por ela, para a criação do Museu do Gaúcho e a implantação de um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS ad), para o acolhimento e tratamento dos usuários dependentes de álcool e drogas tanto de nossa cidade como da região.

vilsonbebeta

A Vereadora Bebeta esclareceu ao Prefeito Vilson Roberto que recentemente, esteve em Cruz Alta André Coutinho, Chefe de Gabinete da Deputa Federal Manuela D’Ávila, trazendo a notícia de que a mesma estava gestionando junto ao Ministro da Saúde a destinação de recursos para o Museu do Gaúcho e o CAPS ad em Cruz Alta, ambas as propostas solicitadas pela Vereadora Bebeta.

De acordo com a vereadora, Cruz Alta, hoje, conta com um CAPS habilitado para atender os portadores de sofrimento mental e não os usuários de droga, isto se deve a falta de uma unidade de saúde que conte com equipe especializada para esse tipo de doença e específica para o atendimento dos dependentes químicos.

“O Estado está diante de uma epidemia devastadora e nós estamos desde o inicio do nosso mandato, enfrentando esse problema, já aprovamos a Lei de Criação do Conselho Municipal Sobre Drogas que tem como atribuição de deliberar sobre as políticas públicas sobre as doenças decorrentes da dependência de drogas. Portanto, a implantação de um CAPS ad seria o suporte necessário para o acolhimento e tratamento dos usuários dependentes de álcool e droga, reivindicação imprescindível para nossa comunidade local e regional, pois atualmente, por falta dessa estrutura, os usuários de drogas são tratados fora do município e muitos, a maioria, agravam a situação de dependências por falta de atendimento adequado. Vamos insistir com esta proposta, pois temos certeza que a Deputada Manuela e o prefeito estarão fazendo todo o esforço possível para garantir o recurso que vai contribuir na conquista de um CAPS ad nesta área”, argumentou a Vereadora Bebeta.

Segundo o prefeito, o município já conta com um projeto pronto. O mesmo foi inscrito no ano passado e o município acabou não contemplado, mas com a articulação da deputada Manuela junto ao Ministério da Saúde, Vilson acredita na possibilidade da conquista do CAPS ad para Cruz Alta e região. “Conquistamos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) através de uma articulação parecida com esta, vamos inscrever o projeto novamente no SICONV e encaminhar um relatório para a deputada Manuela poder acompanhar o andamento do processo”, disse o prefeito.

Quanto à criação do Museu do Gaúcho, a vereadora não tem dúvida, que vai prestar uma grande homenagem ao povo desta terra e complementar todo o trabalho de preservação das nossas tradições e de nossa cultura. “Este projeto proposto para a criação do Museu, além de proporcionar o turismo com geração de renda e aumento da arrecadação para o município, poderá representar uma grande conquista cultural, principalmente, para as gerações que vêm depois de nós, pois resgatar nossa cultura é oportunizar o debate que, efetivamente, vai retratar a história do povo gaúcho”. O Prefeito Vilson Roberto também acredita na proposta da Vereadora Bebeta, se comprometeu em tempo breve juntos formatarem uma proposta para inscrever este projeto no Portal de Convênios do Governo Federal.