Sem categoria

FMI anuncia empréstimo de 30 bilhões de euros para a Grécia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou neste domingo (9) o empréstimo de 30 bilhões de euros (R$ 71,3 bilhões) para a Grécia, anunciou o organismo em um comunicado. "O diretório executivo do FMI concluiu sua discussão sobre a Grécia e aprovou um acordo de três anos por total de 30 bilhões de euros", informa o comunicado.

A decisão acontece depois de uma semana na qual as bolsas europeias desabaram e o euro se desvalorizou frente ao dólar em níveis incomuns em 15 meses, em meio à incerteza sobre se a Grécia implementará medidas de austeridade impopulares e conseguirá evitar a falência.

O jornal britânico Finantial Times informou, em sua versão online, que os ministro da Economia da União Europeia (UE), que se reúnem em Bruxelas, Bélgica, neste domingo, estudam aumentar um fundo de socorro a países em dificuldade na Europa que já foi usado algumas vezes para ocorrer a Letônia, a Hungria e a Romênia, três nações que não fazem parte dos 27 que compõem a UE.

A outra proposta discutida é um mecanismo de garantias para os países que ajudaram no pacote de 110 bilhões de euros (R$ 262,1 bilhões) para ajudar a Grécia, anunciado ao final da reunião entre líderes do bloco, na última sexta-feira (7). O anúncio ocorreu já na madrugada deste sábado (8).

As medidas são um esforço para estabilizar o mercado global, que sofreu impacto devido ao receio de que a crise se espalhe pela Europa. O Reino Unido já deixou claro que não participa de nenhum fundo para salvar o euro, utilizando o argumento que não participa dos 16 que adotaram a moeda comum europeia.

Da Redação, com informações do R7