Vereador cobra semáforos sonoros em terminais rodoviários

Marcelo Werner cobrou adaptação dos semáforos aos deficientes visuais

O vereador Marcelo Werner (PCdoB) visitou nesta quinta-feira, 6 de maio, três dos locais onde serão instalados terminais rodoviários no município de Itajaí. Acompanhado de seus assessores, o parlamentar conferiu o andamento dos trabalhos nos bairros Fazenda, Ressacada e Cordeiros.

O trabalho de fiscalização in loco faz parte do “Dia da Visita”, programa através do qual o vereador vai conferir a situação dos serviços e atividades públicas do município de Itajaí.

Durante a visita ao terminal do bairro Ressacada, Werner soube, por informação do engenheiro responsável, que as obras foram retomadas na última segunda-feira, 3 de maio. A previsão de entrega por parte da empresa é de dois meses. Até lá, serão providenciados serviços como o de meio-fio, asfaltamento, ciclovias e sinalização.

O terminal da Ressacada, como garantiu o mesmo engenheiro, terá calçadas adaptadas aos deficientes físicos, com rampas de 8,33% de inclinação e à altura de 15 centímetros em relação à base do chão.

O que mais chamou a atenção do vereador Marcelo Werner, entretanto, foi a ausência, dentro das licitações dos respectivos terminais, da adaptação dos semáforos aos deficientes visuais. Werner cobrou, inclusive, do secretário de Urbanismo, Paulo Praun, uma medida que vise à inclusão da construção de sinaleiras sonoras no terminal do bairro Fazenda.

“Mais do que em qualquer outro terminal, o do bairro Fazenda, certamente, terá fluxo de pessoas com deficiência. Seria um ato de exclusão imperdoável não pensar em introduzir um semáforo sonoro”, disse o vereador, que vai brigar na Câmara de Vereadores pela inclusão do serviço.
A questão do terminal urbano de Cordeiros já é um pouco mais delicada. A obra está parada porque a Prefeitura ainda não adquiriu o terreno e enfrenta problemas com indenização da área pretendida.