Em pauta, o marxismo e a revolução brasileira

“Marxismo, história e revolução brasileira” é o tema que trará a Curitiba, na próxima sexta-feira, dia 14, o historiador e cientista político Augusto Buonicore, numa promoção da seção paranaense da Fundação Maurício Grabois (FMG), com sede em São Paulo.

Após palestra às 19 horas, no Salão Paraná do Hotel Elo (Rua Amintas de Barros, 683, ao lado da Reitoria das UFPR), Buonicore autografará os livros Marxismo, História e Revolução Brasileira: Encontros e Desencontros, de sua autoria, e Contribuição à História do Partido Comunista do Brasil, que organizou em parceria com o jornalista José Carlos Ruy. Ambos foram editados pela Editora Anita Garibaldi e FMG, de cuja diretoria nacional, com sede em São Paulo, Buonicore é Secretário-Executivo.

No dia anterior, o historiador falará na Unibrasil, dentro de uma programação que lembra a Semana da Assistente Social. Os dois eventos marcam o início das atividades da Fundação Maurício Grabois no Paraná, sob coordenação do jornalista e escritor Luiz Manfredini. Criada em 2008 pela direção nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a fundação pretende ser espaço amplo de articulação e difusão do pensamento marxista e progressista no Brasil. “Neste sentido”, explica Manfredini, “a FMG procurará manter, também no Paraná, diálogo permanente com intelectuais, instituições acadêmicas e organizações congêneres”.

Marxismo, História e Revolução Brasileira: Encontros e desencontros
O livro reúne um conjunto de textos que buscam uma compreensão mais profunda das contradições e da história de nosso país à luz do marxismo. É um vasto leque de temas: da formação do Estado burguês no Brasil e a formação do povo brasileiro, até o debate sobre algumas categorias centrais do marxismo, como a questão das classes sociais (e o problema crucial da definição de proletariado em nosso tempo).

Contribuição à historia do Partido Comunista do Brasil
Há uma exigência de fundo que ajuda a entender o fato de um partido, como o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) existir ao longo de 87 anos num país em que os partidos, de maneira geral, não vingam. Trata-se de uma exigência histórica para impulsionar a luta dos trabalhadores à qual o PCdoB, com seus erros e acertos, vem respondendo satisfatoriamente.

Serviço: Palestra: Marxismo, História e Revolução Brasileira
Com Augusto Buonicore.
Dia: 14 de maio de 2010
Hora: 19h00
Local: Hotel Elo (r. Amintas de Barros, 383)