Sem categoria

SP: Comitês de São Miguel e Condutores debatem eleições

O Comitê Distrital de São Miguel, Ermelino e Itaim Paulista em conjunto com o Comitê dos Condutores realizaram na manhã deste sábado, 8, véspera do Dia das Mães, em São Paulo, uma plenária que contou com a participação dos principais quadros políticos da região e da categoria. 

Zé Carlos fala na plenária de São Miguel - Alice Cardoso

A pauta, que vem orientando às discussões na maioria das bases partidárias, foi eleição 2010, sucedida pela atualização política. Coordenaram os trabalhos da mesa: a ex-vereadora e deputada estadual Ana Martins; o presidente e o vice-presidente do Comitê Municipal de São Paulo Wander Geraldo e Alcides Amazonas sucessivamente, além do dirigente do Comitê Nacional Marcelo Cárdia, responsável pelas questões sindicais.

Em 40 minutos, Wander Geraldo fez uma exposição, muito elogiada, sobre a importância das resoluções aprovadas pelos comunistas no 12º Congresso, que jogam luzes ao Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil, com valorização dos trabalhadores. Já o vice-presidente do partido na capital e pré-candidato a deputado estadual Alcides Amazonas falou sobre o debate “que está no centro da disputa política” e se apresenta com dois projetos antagônicos. Conforme o comunista, as eleições estão polarizadas entre um projeto que representa os interesses das elites burguesas e é encabeçado pelo candidato José Serra e as forças conservadoras. E, o outro, tem Dilma Roussef representando o campo democrático e progressista, onde atuam toda a classe operária.

Para demonstrar uma das grandes diferenças dos dois projetos, lembrou-se que a reserva de petróleo, denominada de pré-sal, “é uma obra da natureza” que só não foi encontrada antes devido à falta de investimentos no setor. “O petróleo sempre estive lá, por que eles não descobriram?”, indagou o ex-chefe da fiscalização da ANP, Amazonas. “Em vez de investir em tecnologia, os tucanos tentaram privatizar a Petrobrás”, referindo-se à política neoliberal que sucateava as empresas estatais para depois vendê-las a preços irrisórios ao capital privado. “Agora ela é uma empresa estatal forte que elevará o Brasil à condição de 5ª economia do mundo”.

Sobre a disputa à sucessão presidencial, Amazonas abordou uma questão sensível e que pode desequilibrar o jogo: a blindagem midiática que favorece o pré-candidato das elites. “Participei ontem da inauguração de uma usina de biodiesel em Araraquara (interior de São Paulo), que vai gerar 300 novos empregos e gerar um combustível desenvolvido pelos brasileiros. Alguém ouviu falar a respeito?”, questionou o ex-vereador de São Paulo.

“Fazia 20 anos que eu não via uma placa de precisa-se de cobrador e motorista na porta de uma garagem”, observou Amazonas, que dirigiu a categoria por mais de 20 anos seguidos. Por último, destacou o trabalho realizado pelo PCdoB junto ao Ministério dos Esportes, com o comunista Orlando Silva no comando. “À pedido do presidente Lula, Orlando abriu mão de sua candidatura para ser o Embaixador de dois eventos importantes que marcarão a agenda esportiva brasileira: a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016)”, comentou.

Para finalizar, reforçou a resolução do 12º Congresso que trata sobre o fortalecimento do PCdoB através da elevação da bancada federal, colocando o partido melhor posicionado no quadro político nacional. Em São Paulo, ressaltou a importância de os comunistas reelegerem o deputado federal Aldo Rebelo, bem como mais deputados para interferir na política estadual. “Para tanto, contamos com o apoio da militância, amigos e aliados”.

A feminista e ex-deputada estadual Ana Martins deteve-se sobre a discriminação que a pré-candidata Dilma Roussef sofrerá durante a campanha à presidência da República, lembrando-se de que o universo político ainda é dominado pelos homens. “O Brasil avançou muito na discussão do papel da mulher na sociedade; vimos isso nas conferências mundiais. É possível termos uma mulher no poder central”, defendeu. “O projeto da Dilma é que levará o Brasil pra frente, com desenvolvimento econômico e social. Não somos caranguejos para andar pra trás”, concluiu. Periodicamente, sob as suas orientações, um grupo de mulheres vem se reunindo, estudando e organizando reuniões no Comitê de São Miguel. A última plenária de mulheres aconteceu em comemoração ao Dia dos Trabalhadores, com o tema: Mulher e o Trabalho.

Em sua intervenção, Zé Carlos Negrão informou que no dia 14/5 haverá um debate com os Condutores Classistas na sede do Comitê Central, no qual o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, será o palestrante. Reforçou o convite para que todos participem do Seminário “Mídia e Eleições 2010” que será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Sindicato dos Engenheiros e Câmara Municipal. Aproveitou a ocasião e a presença maciça dos camaradas condutores para fazer um breve informe sobre a Campanha Salarial. “Estamos indignados com a morosidade das negociações com o setor patronal, que até agora não apresentou nenhuma proposta concreta referente às reivindicações econômicas”, informou. “Por isso, os trabalhadores aprovaram estado de greve na última assembléia”, registrou o sindicalista.

Após a plenária, os comunistas inauguraram o “espaço cultural” recentemente construído e que funcionará regularmente na sede do partido. Os lucros serão revertidos para o custeio das lutas cotidianas organizadas na região.

De São Paulo,
Alice Cardoso