Ivina Carla – Globo repete frase lamentável de FHC

Não foi nenhuma surpresa, mas ao ligar a TV no Bom dia Brasil nesta quinta-feira (13/05) a primeira matéria foi […]

Não foi nenhuma surpresa, mas ao ligar a TV no Bom dia Brasil nesta quinta-feira (13/05) a primeira matéria foi sobre um estudo: “o Brasil daqui ha 40 anos”, um país com uma população amadurecida e com tempo maior na expectativa de vida, mas com carência de natalidade. A reportagem completamente apelativa, vestida com uma realidade que ainda engatinha, mulheres e homens com mais de 60 anos de idade cuidando da saúde, fazendo esporte, inseridos no mercado de trabalho.

Aparece a famosa comentarista Miriam Leitão defendendo que o Brasil deve seguir o exemplo de outros países e aumentar o tempo de serviço para aposentadoria, o que pra mim é uma visão puramente mercadológica e o pior, disfarçada de “boa intenção” de projeção para o futuro.

Qualifico como equivocada todas as justificativas apresentadas pela Rede Globo. Acredito na melhoria da qualidade de vida, onde o trabalhador dedica um tempo saudável para a produção, com redução da carga horária e não passando o resto da vida servindo a essa escravidão contemporânea. Várias são as mazelas causadas pela jornada de trabalho cansativa que temos hoje, imaginem com o aumento desse tempo de serviço, é bom ter cuidado porque, se onda pega, podemos projetar uma população que chegará aos 80 anos estressada, doente e com uma visão voltada para a acumulação de riqueza (para o patrão) e sem ter aproveitado a vida.

Ao contrário do que disseram (GLOBO e CIA), se os nossos idosos estão fazendo mais atividades esportivas é porque contribuíram muito com a produção social no Brasil, se enxergam outros horizontes, como lazer, isso não é ociosidade, isso é direito. Se o tempo de vida aumentou, isso é bom. Se a natalidade cairá, essa questão deve ser resolvida com política pública, é uma questão de planejamento. O que não pode é a Globo querer repetir a frase lamentável do FHC, que foi dita: “as pessoas estão se aposentando muito cedo, podendo contribuir mais”. E aí, essa frase de grande repercussão lembra alguma coisa?

Ivina Carla é estudante de Jornalismo da Faculdades Cearenses e integra a Comissão Estadual de Comunicação do PCdoB/CE

Fonte: Blog Socializando Ideias

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho