Sem categoria

Indígenas defendem Estado pluricultural na Argentina

No marco da celebração do bicentenário de independência do Estado argentino, povos originários do país vão propor à presidenta Cristina Fernández de Kirchner, na quinta-feira (20), a construção de um Estado pluricultural.

Na quarta-feira (19) termina a Marcha Nacional, que percorreu o país somando comunidades indígenas e organizações que as defendem.

A proposta surgiu no Encontro dos Povos Originários, realizado nos dias 23 a 27 de março do ano passado, em Almirante Brown, com a presença de mais de 200 autoridades territoriais e de 800 líderes comunitários.

O documento afirma que a diversidade cultural que eles representam nos 200 anos de vida republicana foi menosprezada, ocultada como um elemento vergonhoso.

"Apesar disso, os povos indígenas da Argentina se mantiveram pela força de nossa memória histórica e de nossas cosmovisões. Esta exclusão se reflete na aparição pública da nossa imagem em épocas pré-eleitorais, nos festivais folclóricos ou, se for o caso, em notícias trágicas, nas quais somos vítimas de doenças e pestes de outra época".

O documento reivindica a restituição dos territórios indígenas tradicionais, a criação de um ministério Intercultural Indígena, a presença da palavra pública através da implementação de canais de rádio e de televisão nos territórios indígenas.

Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)