Encontro recebe sugestões para TV PE

O último seminário temático realizado pelo Grupo de Trabalho da TVPE ocorreu na tarde da última quarta-feira, 19, no auditório do Porto Digital, no bairro do Recife Antigo. Dezenas de pessoas entre estudantes de comunicação, jornalistas, produtores culturais, representantes de organizações da sociedade civil participaram ativamente do encontro que abordou o tema: Gestão da TV Pública

Para contribuir com o debate foram convidados o jornalista Laurindo Lalo Leal, da TV Brasil e a presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Regina Lima.

Questões sobre a melhor forma de gerir uma tevê pública, transmissão de qualidade, grade de conteúdo, veiculação de propagandas publicitárias, contratação de funcionários e produtores foram alguns dos pontos-chave da reunião. “Este debate é uma iniciativa que precisamos. Nós só vamos conseguir consolidar o que é uma TV Pública quando a gente ampliar este debate e as pessoas participarem”, iniciou Regina. Ao longo do evento, ela fez um histórico das tevês europeias comparando como funciona a tevê no Brasil.

“O modelo de televisão brasileira é o modelo de tevê privada. Nós precisamos definir qual é o nosso modelo (da tevê pública). Precisamos construir nosso marco legal ideal. A tevê privada tem o modelo dela, desde a sua estética, gestão e até o conteúdo que é produzido. E um dos problemas que enfrentamos é que muitos profissionais de comunicação trabalham dentro desta lógica. Então como vamos fazer uma tevê pública se eles estão trabalhando à maneira da tevê privada? Esta é uma questão que devemos discutir,” explica Regina. Para ela, a universidade é um importante formador de comunicadores na consolidação da tevê pública no pais. “É um espaço a mais para engajar gente nova para garantir este novo modelo de radiodifusão”.

Porém, que modelo de TV Pública queremos implantar? Esta foi a pergunta que norteou todo o debate. De acordo com os palestrantes convidados, a criação de um Conselho Gestor e Curador, através de audiência pública seria o primeiro passo. “Estes Conselhos devem ser escolhidos pela sociedade para que a mudança de governo não prejudique a sua autonomia”, explica Laurindo Leal. De acordo com o jornalista, os conselhos devem ter sempre o compromisso com o Estado e não com Governo.

Aos que estavam presentes, o maior questionamento era como contribuir para TVPE enquanto produtores de conteúdo.Para isso o Grupo de Trabalho tem se reunido e articulado a melhor forma de incentivar a produção local. Algumas ideias postas são a abertura de um editais em parceria com a Fundarpe ou mesmo chamadas para ‘pitching’. Essas propostas, porém, só serão oficializadas após a publicação do documento final do GT. “O mais importante é sairmos deste debate com as colaborações para a proposta de gestão que deverá ser entregue ao Governo do Estado, no mês de junho”, explicou o atual Diretor-Gestor da TVPE, Roger de Renor. As propostas ainda podem ser enviadas para o email do GT, através do endereço eletrônico [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . O último encontro do GT com a sociedade civil para fechar a proposta e encaminhar até o Governo do Estado será no dia 8 de junho.

Fonte: Site do Vereador Luciano Siqueira