Lula envia projeto para evitar perdas de receitas às prefeituras
Depois de anunciar a medida no encerramento da 13ª Marcha dos Prefeitos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta quinta (20), ao Congresso Nacional, projeto de lei que evita perdas de receitas para as prefeituras oriundas dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Pela proposta, as prefeituras devem receber em determinado ano, a título de FPM, no mínimo o mesmo que o que foi repassado no ano anterior.
Publicado 20/05/2010 16:17
O FPM é abastecido com uma parte da arrecadação federal do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Quando a economia desacelera ou o governo adota medidas de desoneração daqueles impostos, a arrecadação de ambos pode cair e, portanto, diminui também o FPM. Foi assim em 2009, por conta da crise financeira internacional.
Na ocasião, para ajudar os municípios a enfrentar problemas de caixa, o governo federal já adotara o procedimento de garantir que o repasse de FPM de 2009 não seria menor que o de 2008: injetaria recursos adicionais ao FPM. É esse procedimento que, agora, propõe perenizar, com o projeto enviado ao Congresso.
A proposta foi anunciada pelo presidente no encerramento da marcha dos prefeitos em Brasília. No evento, ele também assinou mensagem que manda ao Congresso outro projeto de interesse das prefeituras: proposta que transforma o Comitê de Articulação Federativa (CAF) em órgão de assessoramento presidencial.
O CAF é um espaço de diálogo e pactuação entre o governo e os municípios criado por decreto em 2003. A mudança proposta dá mais força política ao comitê. A existência dele estará prevista em lei, não apenas em decreto. E o órgão fará parte da estrutura básica da Secretaria de Relações Institucionais.
O CAF vai articular e estratégias entre as esferas federal e municipal de governo para implementar ações e aprimorar relações federativas. Será presidido pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e terá por mais 36 membros: 18 federais e 18 municipais.
De Brasília com informações da Assessoria de Comunicação do Planalto