Sem categoria

CMS entregará Projeto Brasil a todos os candidatos

O conjunto de entidades que formam a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) se reuniu hoje para encaminhamentos finais relativos à Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais, que pretende reunir cerca de 3 mil representantes de movientos sociais de todo o país no próximo dia 31 em São Paulo. Entre as definições, as entidades decidiram como publicizar o documento Projeto Brasil, e entre as ações está a entrega desta plataforma aos candidatos e candidatas à presidência da república.

Nesta sexta-feira (21/5), ocorreu a última reunião da operativa da CMS que precede a Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais, marcada para 31 de maio na capital paulista.

A reunião definiu que o prazo final para envio de contribuições ao documento Projeto Brasil por parte das entidades que compõem a CMS e também das plenárias estaduais é no próximo domingo (23/5). Novas contribuições ao documento poderão ser agregadas no próprio dia 31 de maio, e está prevista inclusive uma comissão de sistematização para organizar as novas contribuições, mas o intuito pe chegar com o documento mais completo e consensual possível, a fim de relizar um grande ato de lançamento do Projeto Brasil 2010 durante a Assembleia.

Para garantir repercussão à Assembleia e ao Projeto Brasil, a CMS pretende organizar uma coletiva de imprensa, contratou uma assessoria de imprensa e conta com a rede de comunicação das próprias entidades do movimento para disseminar as informações.

Projeto Brasil 2010

Um proposta importante da reunião de hoje, que será levada ao plenário da Assembleia Nacional é sobre a destinação a ser dada ao documento Projeto Brasil 2010. O consenso entre as entidades é que não se trata apenas de uma plataforma dos movimentos para as eleições, mas sim uma elaboração permanete que atualiza sua versão em 2010, e os movimentos pretendem aproveitar o momento político das eleições para debater este projeto de país com a sociedade. Outro consenso da reunião, que será encaminhado ao plenário no dia 31, é que, entre as ações de divulgação desta plataforma dos movimentos sociais, está o envio do documento para instituições dos três poderes e ainda para o conjunto dos candidatos e candidatas à presidência da república.

Ao menos onze plenárias estaduais de mobilização e debate foram realizadas, e as entidades vêm realizando ações próprias de mobilização para a Assembleia Nacional dops Movimentos Sociais, como a Jornada de Lutas da Conam, ocorrida neste mês de maio. A expectativa é que 3 mil participem do ato em 31 de maio. A data marca a véspera da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, convocada pelo Fórum das Centrais Sindicais para o dia 1º de junho, também em São Paulo.

A mesa da Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais será composta por cerca de 20 entidades nacionais dos mais diversos segmentos: movimento sindical, estudantil, de juventude, de mulheres, negro, comunitário, entre outros. A assembleia será um ato político com cerca de 3 mil pessoas que lançará o Projeto Brasil 2010. Após as falas da mesa, serão abertas falas também do plenário. A CMS convidará ainda o Fórum das Centrais Sindicais e a Assembleia Popular para participarem deste ato no dia 31 de maio.

Serviço
Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais
Data: 31 de maio
Horário: 10h
Local: Rua Tabatinguera 192, próximo a Estação Metrô Sé

De São Pailo, Luana Bonone