Sem categoria

Inácio acompanhará debate sobre armas nucleares na reunião da ONU

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) vai representar o Senado Federal Brasileiro na Conferência Internacional sobre o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (NPT). A reunião acontece na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, na próxima segunda e terça-feira (24 e 25), presidido pelo Secretário-Geral da entidade, Ban Ki-moon.

TNP - MRE

Ele foi escolhido como delegado da missão oficial, como único representante da Casa, porque levantou a discussão do tema no âmbito do Senado. Inácio Arruda, que é membro da Comissão de Relações Exteriores, foi autor do requerimento para a realização do seminário “A Revisão do Tratado sobre a Não-Proliferação de Armas Nucleares”, ocorrido no mês passado, no Senado. O seminário foi realizado em parceria com o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e outras entidades.

Os 189 Estados que fazem parte da Conferência se reúnem a cada cinco anos para reavaliar e verificar a implementação do Tratado nos últimos anos. O TNP é o acordo internacional mais importante da área, cujo objetivo é impedir a proliferação das armas e da tecnologia nucleares, promover a cooperação para o uso pacífico desta energia e alcançar o desarmamento nuclear e o desarmamento em geral. O TNP é também o único tratado multilateral com compromisso vinculativo de desarmamento nuclear pelos Estados detentores de armas nucleares.

No seminário preparatório ocorrido no Senado, houve consenso de que o Brasil deve investir em seu programa nuclear e não assinar o protocolo adicional ao TNP que dá mais poderes a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em suas inspeções a atividades nucleares.

O senador Inácio Arruda, que coordenou os trabalhos do seminário, afirmou, na ocasião, que a produção cientifica e tecnológica na área nuclear no nosso país e no mundo representa conquistas e problemas advindos dessas conquistas, porque surgem para o povo e a opinião publica mundial como adverso com o exemplo da guerra mundial, no entanto a ciência mostrou a capacidade de usufruir da aplicação desses materiais em vários setores, entre eles o da saúde.

De Nova Iorque, o senador Inácio Arruda segue para Havana, em Cuba, onde participa do Seminário Internacional Del Parlatino. O encontro que acontece nos dias 27 e 28 de maio, tem como tema “Os novos desafios da aliança bolivariana para os povos americanos”, organizado pela Comissão de Assuntos Políticos, Municipais e da Integração. Participa também do seminário del Parlatino, o deputado federal Chico Lopes, também do PCdoB-CE.

Campanha pela paz

A Não-Proliferação de Armas Nucleares é também tema da campanha lançada no início do ano pelo Cebrapaz . A campanha “América Latina e Caribe, uma região de paz”, pela erradicação de bases militares estrangeiras no continente, desenvolvida em conjunto com diversas entidades dos movimentos sociais, foi iniciada após o debate “A presença militar dos Estados Unidos na América Latina”, durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre (RS), ocorrida em janeiro deste ano.

Na abertura do debate, a presidente do Cebrapaz, Socorro Gomes, lembrou que a América Latina está em disputa, mas que, “embora o poder do imperialismo seja imenso, também nós acumulamos vitórias”, e citou como exemplos a resistência de meio século de Cuba contra as tentativas dos Estados Unidos de derrubar o regime socialista ainda em vigor naquele país; e a capacidade do movimento popular brasileiro de ter revertido a concessão de território em Alcântara, no Maranhão, para a instalação de base militar norte-americana.

Socorro Gomes conclamou a todos e todas a tornarem a campanha “um movimento político forte e intransponível pelas forças imperialistas”. O encaminhamento final foi que a campanha contra as bases estrangeiras será promovida em todos os eventos que o Fórum Social Mundial realizar ao longo deste ano, em cerca de 30 países.

De Brasília
Márcia Xavier

Leia também:
Movimentos pela paz acirram luta pelo desarmamento global

Cebrapaz analisa quadro internacional com preocupação

Tecnologia nuclear oferece benefícios que o mundo não conhece

Brasil não aceitará novas restrições sem avanços no desarmamento