Secretário visita Complexo Olímpico de Londres 2012

Dando seguimento à visita técnica que realiza na Inglaterra esta semana, quando participou como palestrante do Forum Global de Infraestrutura, o Secretário Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, Ney Campello, visitou nesta quinta-feira (20/05) o Complexo Esportivo que sediará os próximos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2012.

Recebido pelos arquitetos da Buro Happold, responsáveis pelo projeto do estádio olímpico, a visita foi considerada muito produtiva para efeito de comparação com os investimentos que estão sendo feitos na Bahia para a Copa 2014.

Para o Secretário "as obras de Londres demonstram o quanto é importante o planejamento físico e financeiro de projetos desta magnitude, ao mesmo tempo em que revelam o impacto das intervenções na revitalização das cidades que recebem os jogos. O Governo do Reino Unido optou pela construção deste complexo na área leste da cidade, espaço urbano que encontrava-se em decadência e abriga importante parcela da população mais pobre de Londres. Os jogos olímpicos irão requalificar toda a área e deixar um indiscutível legado para a população londrina".

Além de um estádio construído de forma modular, com investimentos da ordem de US 700 milhões, previsto para 80.000 torcedores durante os jogos, mas que ao final será reduzido para 28.000 espectadores, observando a sustentabilidade do equipamento, o site contempla um parque aquático, ginásio poliesportivo, centro de mídia e hospedagem, cujas habitações serão destinadas futuramente à população da cidade, semelhante ao que ocorreu com a cidade de Barcelona.

A Buro Happold visitará o Brasil em junho e foi convidada pelo Secretário para apresentar o projeto dos Jogos Olímpicos de 2012 em Salvador, além de negociações preliminares que poderão resultar na instalação de um escritório da empresa na Bahia, tendo em vista o interesse manifestado pelos arquitetos, além do fato de que a empresa venceu recentemente a concorrência para o projeto do estádio da cidade de Natal-RN.

Fonte: Ascom/Secopa