Brasília é a melhor cidade do Brasil e a 104ª do mundo

Brasília é a melhor cidade do Brasil para morar e 104ª melhor cidade do mundo. Este o resultado de um ranking de qualidade de vida divulgado nesta quarta-feira, dia 26, pela consultoria internacional em recursos humanos Mercer. No padrão “ecocidades” Brasília também lidera as brasileiras (109ª colocada no mundo). Foram pesquisadas 221 cidades de todo o planeta.

As outras duas cidades brasileiras incluídas no ranking são Rio de Janeiro, 116ª, e São Paulo, na 117ª. Todos os anos, a empresa divulga a lista. O ranking leva em conta aspectos como política, sociedade, economia, saúde, saneamento, escolas, serviços públicos, transporte e moradia. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2009. Viena, capital da Áustria, está no topo da lista, pela segunda vez, seguida das suíças Zurique e Genebra. Bagdá, capital do Iraque, é a última colocada.

Esta é a primeira vez que a Mercer divulga também uma segunda lista, das "ecocidades". A primeira colocada brasileira é novamente Brasília, 109ª colocada, seguida do Rio de Janeiro, 112ª, e São Paulo, no 148º lugar. A cidade no topo da lista dos locais mais ecológicos é Calgary, no Canadá, enquanto que Porto Príncipe, no Haiti, ficou em último.

Moradores justificam classificação

Para a servidora pública Beatriz Gregory morar em Brasília é um privilégio. “é uma boa cidade e a qualidade de vida aqui é excelente. Temos tudo perto. Mas seria melhor ainda se as cidades satélites do Distrito Federal tivessem o mesmo privilégio”. A paranaense, que mora na Capital Federal há sete anos, veio acompanhando o marido, que assumiu um cargo do serviço público do DF. Ela tem apego especial aos parques, ao clima e às opções culturais que a cidade oferece.
“Gosto de morar aqui porque é uma cidade organizada. É pequena em vista das grandes metrópoles, o que facilita que o governo tenha uma visão melhor para manter uma boa infraestrutura” afirma a brasiliense Ana Patrícia Barbosa. A estudante diz adorar o trânsito da cidade “Aqui as pessoas respeitam a sinalização e a faixa de pedestres, diferente de muitas cidades brasileiras”.

América Latina em declínio

De acordo com um dos responsáveis pela pesquisa, Slagin Parakatil, houve um declínio na qualidade de vida das da Américas Central e do Sul "devido à instabilidade política, aos problemas econômicos e à falta de energia em certos países. Altos índices de criminalidade também continuam sendo um dos maiores problemas em muitas cidades da região".

O local das Américas Central e do Sul com a melhor colocação no ranking de qualidade de vida é Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, no 62º lugar, seguido de San Juan, em Porto Rico (72º), e da capital argentina, Buenos Aires (78º).

Carlos Pompe e Régia Vitória, de Brasília