Mais 5 mil postos de trabalho no Distrito Federal em abril

Dieese revela redução do índice de pessoas sem ocupação – o melhor resultado de abril, desde 1992. Foram criados 5 mil postos de trabalho de março para abril.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF (PED-DF), realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apurou que caiu de 14,7%, em março, para 14,2%, em abril, a taxa de desocupação. O contingente de desempregados decresceu de 205 mil pessoas, no terceiro mês do ano, para 198 mil. O resultado de abril foi o melhor já registrado para o mês desde 1992, quando a PED começou a ser realizada. O mesmo recorde já havia sido alcançado em fevereiro e março deste ano. A taxa de desemprego no DF caiu também frente à de abril de 2009, quando 17,2% da população estava sem trabalho, um reflexo da crise econômica global.

A PED-DF revelou que foram criados mais 5 mil postos de trabalho de março até o mês passado, uma elevação de 0,4% na taxa de ocupação. Na comparação com abril de 2009, foram 69 mil novas vagas, alta de 6,1%.

Foi registrado recuo na taxa de desemprego oculto pelo desalento. “Essa modalidade de desemprego é verificada quando a pessoa não está procurando emprego por não ter confiança no mercado. Se o índice diminui, significa que ela voltou a acreditar, que está saindo em busca de emprego e está encontrando”, afirmou Adalgiza Lara, coordenadora da pesquisa. De março a abril deste ano, a quantidade de desempregados que se encaixam no perfil caiu de 2,5 mil para 2,1 mil moradores do Distrito Federal. Frente a abril de 2009, quando o contingente de pessoas que se enquadravam na categoria estava em 2,8 mil, também houve queda.

O mercado da construção civil teve crescimento significativo do emprego: de março a abril deste ano, mil postos de trabalho, crescendo 1,5%. Em relação a abril de 2009, quando foi responsável pela criação de 15 mil vagas, cresceu 27,8%.

Carlos Pompe, de Brasília